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O Renault Group anuncia a produção de uma nova plataforma CMF-B, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e um novo motor 1.0 turbo no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná. Segundo o anúncio, um novo SUV será produzido nesta plataforma. Esse novo SUV- segundo apuramos será um Sport Utilit médio de sete lugares.

Possivelmente o protótipo XJF chamado Bigster, precedido do lançamento do novo Captur, produzido nesta plataforma. Esse novo SUV que estreará esta plataforma, inaugurando também o novo motor 1.0 três cilindros turbo.

Aqui na região essa plataforma CMF-B e motor 1.0 turbo, pelo plano Renaulution de diminuir custos e aumentar a rentabilidade, serão compartilhados com as co-irmãs Nissan e Mitsubishi. No caso da Nissan é aguardado a chegada do pequeno SUV Magnite para ocupar o lugar vago deixado pelo aposentado March.

Sendo assim a Renault no Brasil confirma o que foi dito em 2020, durante a apresentação do “Renaulution”, a estratégia da empresa para os próximos anos sobre adotar a plataforma modular CMF-B para os carros nacionais. Moderna, esta plataforma modular- como adiantamos em 2020- é a base dos modelos vendidos na Europa, como Clio, Captur e as novas gerações de Sandero e Logan. Os executivos disseram que esta arquitetura seria a base para outros modelos, possivelmente, o Bigster, um SUV médio de 7 lugares que está previsto para 2024 – que já foi confirmado para a América do Sul.

“A decisão de localizar a moderna plataforma CMF-B no Brasil visa oferecer na América Latina o mesmo nível de conteúdo e qualidade que oferecemos mundialmente”, afirma José Vicente De Los Mozos, EVP Industrial Renault Group.

A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro bem como uma eventual eletrificação, em coerência com o plano Renaulution.

O anúncio foi feito nesta segunda 07 / 03 ao governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, pelo presidente da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, e pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo.

“Esta decisão demonstra o início da fase “Renovation” do nosso plano estratégico Renaulution na América Latina. Seguimos trabalhando para a aprovação de outros produtos para os demais países da latam onde temos fabricação”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault América Latina.

“A chegada da moderna plataforma CMF-B, juntamente com um novo motor 1.0 turbo dão continuidade à nossa estratégia de reforçar nossa presença em segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Após um ciclo de R$ 1,1 bilhão anunciado exatamente há um ano, a Renault do Brasil realizou o lançamento do novo Captur com novo motor turbo TCe 1.3 Flex, Kwid 2023, da nova Master 2023 e do Duster com novo motor turbo TCe 1.3 Flex, além do lançamento do Zoe E-TECH Electric, em abril de 2021, e a confirmação da comercialização do Kwid E-TECH Electric, ainda este ano no Brasil. A conclusão deste ciclo de investimento acontecerá no primeiro semestre deste ano com mais um lançamento.

Vale destacar que a aprovação do acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos da grande Curitiba (SMC) e os colaboradores em 2020, trouxe previsibilidade e flexibilidade, fundamentais para a aprovação desta nova plataforma, do novo SUV e do novo motor 1.0 turbo. O acordo tem duração de quatro anos (2020-2024).

A marca aqui no Brasil, segue com a aplicação do plano estratégico mundial Renaulution, que prevê a mudança da estratégia do Renault Group de volumes para valor, que entra na fase Renovation com a chegada de novos produtos em 2022,2023 e 2024.

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