Top Menu
Hamilton

Sabe aquela corrida que parece fake? Pois é, o Grande Prêmio de Emilia Romagna, em Imola, na Itália, parecia ter sido “editado” para o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton. Não parecia real. Nada ali combinava com o inglês que tem em seu currículo títulos mundiais na Fórmula 1. Mas a corrida foi real e certamente Hamilton quer apagá-la da memória. Um dia para esquecer. Mas explicarei abaixo porque. O final de semana foi de Max Verstappen e de sua equipe RBR. Max venceu a prova de ponta a ponta, com seu companheiro de equipe em segundo, e ainda marcou a volta mais rápida.

Ou seja, dobradinha da RBR depois de 6 anos sem acontecer. O terceiro lugar ficou para Lando Norris, da McLaren, que era só sorrisos. Mas olha como é o destino: os três tiveram que comemorar no pódio com o Espumante Ferrari, produzido com uvas Chardonnay na região de Trentino-Alto Ádige, na Itália. Charles Leclerc, da Ferrari, cruzou a linha de chegada em sexto, mas ainda lidera o campeonato com 86 pontos, seguido por Verstappen, com 59 pontos, e Sergio Perez, com 54 pontos. Hamilton ocupa a sétima posição com 28 pontos apenas.

A corrida foi tão desastrosa para Lewis Hamilton que Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes, pediu desculpas pelo rádio: “Lewis, peço desculpas pelo o que você teve que pilotar nessa corrida. Vamos melhorar”. Lewis respondeu: “Sim, não se preocupe. Vamos continuar trabalhando duro”. O piloto inglês não tinha muito o que falar sobre seu péssimo final de semana. No treino classificatório conseguiu apenas o 14° tempo. Acho que sua pior posição de largada há anos. Com dez voltas e ainda na 14ª posição Lewis foi para os boxes trocar os pneus e já aproveitaram para mexer na asa dianteira. Não adiantou nada. Na 37ª volta ainda ocupava o 14° lugar. Desesperador para um piloto acostumado a andar na ponta.

O pior ainda estava por vir para Hamilton. Na 39ª volta, Verstappen apareceu no retrovisor da Mercedes do inglês. Tomou uma volta do líder e adversário. A diferença entre eles era de 77.596 segundos. O mais engraçado é que antes de Verstappen o ultrapassar, o fiscal de pista agitou a bandeira azul para Hamilton. Este perguntou para a equipe o que significava para ele. Uma única palavra no rádio: “Verstappen”. Em seguida foi ultrapassado na reta dos boxes. Na volta 49 foi a vez de ver outra RBR em seu retrovisor, mas agora de Perez. Sem palavras.

Quer mais? Hamilton estava em 14° lugar e na sua frente estava a AlphaTauri de Pierre Gasly. A partir da volta 45 o piloto inglês fez de tudo para que sua Mercedes ultrapassasse a AlphaTauri. Não conseguiu. Acreditem se quiser. Depois de umas 12 voltas tentando e sem sucesso, desistiu. De qualquer forma ocuparia a 13ª posição e não marcaria pontos. Melhor ficar onde estava e terminar a corrida o mais rápido possível e não lembrar mais.

A Ferrari, que lidera o campeonato de construtores com 124 pontos, seguida pela RBR com 113, perdeu a chance de pódio com Charles Leclerc. O piloto ocupava a terceira posição, mas na volta 53 passou na zebra, derrapou e bateu na proteção de pneus, quebrando a ponta da asa. Conseguiu voltar para a pista, mas cruzar a linha de chegada em sexto. Já o companheiro Carlos Sainz Jr. abandonou na primeira curva ao se envolver em acidente com Fernando Alonso, da Alpine. A próxima etapa, o GP de Miami, será disputado no dia 8 de maio.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Max Verstappen, RBR
  2. Sergio Perez, RBR
  3. Lando Norris, McLaren
  4. George Russell, Mercedes
  5. Valtteri Botas, Alfa Romeo
  6. Charles Leclerc, Ferrari
  7. Yuki Tsunoda, Alpha Tauri
  8. Sebastian Vettel, Aston Martin
  9. Kevin Magnussen, Haas
  10. Lance Stroll, Aston Martin
  11. Alexander Albon, Williams
  12. Pierre Gasly, AlphaTauri
  13. Lewis Hamilton, Mercedes
  14. Esteban Ocon, Alpine
  15. Guan Yu Zhou, Alfa Romeo
  16. Nicholas Latifi, Williams
  17. Mick Schumacher, Haas
  18. Daniel Ricciardo, McLaren
  19. Fernando Alonso, Alpine
  20. Carlos Sainz Jr., Ferrari

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Charles Leclerc, 86 pontos
  2. Max Verstappen, 59 pontos
  3. Sergio Perez, 54 pontos
  4. George Russell, 49 pontos
  5. Carlos Sainz Jr, 38 pontos
  6. Lando Norris, 35 pontos
  7. Lewis Hamilton, 28 pontos
  8. Valtteri Bottas, 24 pontos
  9. Esteban Ocon, 20 pontos
  10. Kevin Magnussen, 15 pontos
  11. Daniel Ricciardo, 11 pontos
  12. Yuki Tsunoda, 10 pontos
  13. Pierre Gasly, 6 pontos
  14. Sebastian Vettel, 4 pontos
  15. Fernando Alonso, 2 pontos
  16. Guan Yu Zhou, 1 ponto
  17. Alexander Albon, 1 ponto
  18. Lance Stroll, 1 ponto
  19. Nico Hulkenberg, —
  20. Nicholas Latifi, —

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. Ferrari, 124 pontos
  2. RBR, 113 pontos
  3. Mercedes, 77 pontos
  4. McLaren, 46 pontos
  5. Alfa Romeo, 25 pontos
  6. Alpine, 22 pontos
  7. AlphaTauri, 16 pontos
  8. Haas, 15 pontos
  9. Aston Martin, 5 pontos
  10. Williams, 1 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close