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Em 2023, durante a Cúpula do G7 no Japão, onde os sete países mais ricos do mundo participam, o Brasil representado pelo presidente Lula, participou como convidado, Em terras nipônicas lula teve vários encontros bi-laterais, inclusive com executivos e trabalhadores da Toyota, buscando mais investimentos no Brasil.

Lá o presidente Lula já demostrava que o caminho a ser seguido no Brasil, através do programa de mobilidade verde (MOVER) será o de carros elétricos Híbridos Plug-in flex, movimento que o governo brasileiro considera o mais rápido e viável para diminuição de Carbono na atmosfera. por aqui Lula tem como exemplo exemplo o sucesso em vendas da chinesa BYD com seu SUV Song Plus Hibrido Plug-in que proporciona mais de 1000 quilômetros de autonomia proporcionada por um conjunto de baterias com a tecnologia Blade (foto abaixo), que dispõe de 18,3 kWh de capacidade, mais que o dobro dos atuais 8,3 kWh, utilizadas em outros modelos de marcas concorrentes.

Aparentemente, com esses dois movimentos, a Toyota brasileira, não querendo ficar para trás, resolveu importar o SUV RAV4 Híbrido Plug-in em versão XSE, com proporções parecidas com o chines Song Plus. Segundo executivos da montadora, sediada na cidade paulista de Sorocaba, “A Toyota reforça o compromisso da fabricante em diversificar tecnologias (multi-pathway), demonstrando seu comprometimento com a evolução e adaptação às demandas específicas de cada mercado”.

A Toyota utilizou sua experiência em eletrificação para desenvolver um veículo que combina eficiência e desempenho. O RAV4 Plug-in Hybrid tem excelente autonomia de 55 km no modo totalmente elétrico e potência combinada de 306 cv.

Abaixo dois exemplos de Propulsõres eficientes:

O RAV4, um ícone global com mais de 10 milhões de unidades comercializadas, continua a evoluir com a tecnologia híbrida plug-in. O novo RAV4 Plug-in Hybrid redefine os padrões de desempenho e eficiência com seu conjunto Hybrid Dynamic Force, que une um motor a combustão de 2.5 litros, com 185 cv e 223 Nm, a dois motores elétricos, o dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm. Este conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Sua autonomia é de 55 km no modo totalmente elétrico.

O Song Plus DM-i ( foto acima), vem equipado com dois motores. Um a gasolina de ciclo Atkinson com um deslocamento de 1.498 cc, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência. Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria, já no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km. A eficiente transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i melhorando a autonomia.

“O RAV4 Plug-in Hybrid reforça a já robusta oferta de produtos eletrificados da Toyota no Brasil. A nova versão é mais uma alternativa em impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação alinhadas ao contexto local e às necessidades dos clientes. Na Toyota, assumimos o compromisso de oferecer opções de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros”, destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Preços aplicado na data de publicação deste artigo:

Toyota RAV4 Híbrido Plug-in: R$ 399.990.

BYD Song Plus DMi Híbrido Plug-in: R$ 229.800.

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