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Como dissemos anteriormente, o CEO Luca De Meo confirmou o fim do Twingo (clique aqui) e do pequeno Kwid. O cerco dessa informação pode estar ficando claro com a apresentação na Índia do Novo SUV para mercados emergentes, inclusive o Brasil. A Renault planeja comercializar o Kiger em outros países em uma data posterior. “Podemos esperar que seja distribuído em alguns mercados sul-americanos, como o Kwid “, disse Venkatram Mamillapalle, diretor executivo da Renault Índia.

Depois de um carro-conceito em 2020 a Renault, publicado por Dirigindoautos (clique aqui), apresenta agora o Kiger já pronto para ser produzido. O pequeno SUV foi projetado na Índia, como o Kwid, um mercado ao qual se destina inicialmente. Com pouco menos de 4 metros de comprimento, o Kiger ostenta uma frente que lembra a do Kwid, com capô esculpido e grade que se estende até as luzes. A parte traseira evoca, por outro lado, a do Captur com conjunto ópticos em “C”.

Tudo está de acordo com a produção do Kiger, construído na mesma plataforma CMF-B do Clio e do novo Sandero europeu e, portanto, com um tamanho de 3,99 metros que atende às obrigações fiscais da Índia para carros com menos de 4 metros. A distância entre eixos é de 2,5 metros e de 1,60 metros de altura com as barras de teto.

No lugar do interior despojado do Kwid, o SUV Kiger será mais moderno e mais requintado como os carros Renault vendidos em mercados emergentes, como Índia e Brasil. Este é o caso deste SUV pequeno que oferece uma tela sensível ao toque de 8 polegadas flutuando na parte superior de seu console e outra tela de 7 polegadas no painel. Interfaces digitais que mudam o clima dependendo do modo de condução selecionado: normal, eco ou esporte. Possivelmente esses modos de condução não mudam as características do motor a gasolina de 3 cilindros, por aqui Flex.

Duas versões estão disponíveis: 72 cavalos atmosférico ou 100 cavalos turbo. Ambos recebem o apoio da caixa manual de 5 velocidades, mas no modo automático, a transmissão X-Tronic é reservada apenas para a versão mais potente dos dois motores. Já o motor com 72 cv especula-se que na China terá uma transmissão robotizada utilizada pela Renault francesa. Aqui em nosso mercado esse tipo de transmissão foi execrada e aposentada pelas montadoras.

O programa de comercialização do novo Kiger terá início na Índia. Se a Renault já confirma uma expansão internacional, inclusive em outros mercados como a América do Sul, as chances de vê-lo pousar no Brasil é inevitável, com sua chegada prevista para o final deste ano ou início de 2022.

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