Top Menu

Mais um SUV compacto está a caminho do Brasil: O novo Peugeot 1008 deve ser a aposta da marca para o segmento subcompacto. Segundo o L’Argus francês, o modelo será um SUV derivado da nova geração do Citroën C3, que será produzido na planta industrial da Sttelantis em Porto Real (RJ), este com data marcada para ser revelado, no próximo dia 16 deste mês, quando a montadora francesa fará uma apresentação virtual da novidade. Já esse novo 1008, da Peugeot 1008 especula-se sua produção no Brasil poderá ter início no quarto trimestre de 2023

Conhecido como “Projeto P44”, modelo terá a mesma plataforma do novo Citroën C3. Segundo a L’argus, o “Projeto P44” faz parte do programa “Smart Car”, criando modelos para mercados emergentes como América Latina, Rússia e Índia. O novo SUV 1008 também utilizará a mesma plataforma do irmão da Citroën C3. Trata-se de uma versão da arquitetura CMP, que é a utilizada pelo Peugeot 208 fabricado na Argentina. Com isso, 1008 e C3 compartilhariam diversos elementos, como conjunto mecânico e componentes, além da linha de produção.

O novo 1008, será um inédito modelo pequeno que irá a aproveitar a mesma plataforma modular CMP do novo Citroën C3. E, de acordo com a publicação francesa L’argus, o carro seguirá a linha de nomenclatura da montadora ao adotar o batismo 1008. Segundo a L’argus o novo Citroën C3 que estreará em abril de 2022 faz parte desta estratégia. Já o carro da Peugeot seguirá a mesma linha, montado sobre uma versão simplificada da plataforma CMP. Porém, será diferente de seu primo da Citroën por ser um carro mais refinado, seguindo o posicionamento da marca do leão no país.

Na matéria do L’argus, o novo Peugeot 1008 não será tão pequeno assim, com um comprimento de 4,15 metros, o que é praticamente o mesmo que o Peugeot 2008, que mede 4,16 m. Já no Brasil, o 1008 especula-se acabará aposentando o 2008 nacional, ocupando assim o seu espaço da linha de montagem de Porto Real (RJ).

Igual, mas diferente, a parte visual ainda não está bem definida. Imagina-se fugirá da identidade de design “Dentes de Leão” dos últimos lançamentos, como 208, 2008 e 3008, já que a publicação francesa lembra que Carlos Tavares, CEO da Stellantis, pediu a Matthias Hossann, novo diretor de design da Peugeot, revise o estilo criado na gestão de seu predecessor, que agora está no comando do design da “inimiga” Renault. Sendo assim, o L’argus afirma que o 1008 será bem cúbico, em uma filosofia próxima do Jeep Renegade para entregar espaço interno e com um bom porta-malas.

Em mercados como Brasil e Índia, podemos esperar por motores a combustão como sempre. Aqui no Brasil, a aposta mais segura é que já seja feito pensando em adotar os propulsores Firefly da Fiat, principalmente na versão turbo 1.0 turboflex com cerca de 120 cv que estreará no Pulse, primeiro SUV da Fiat aqui na região. Uma versão elétrica do 1008 e C3 está na pauta com lançamento na Europa no primeiro semestre de 2025.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close