Em tempos de Fórmula 1 em terras italianas, o monoposto Monza SP1, desenvolvido pelos designers da Ferrari, ganhou o prestigiado prêmio Compasso d’Oro, um dos mais disputados no mundo do design. Nestas duas semanas os italianos estão tendo uma verdadeira overdose de Fórmula 1 com duas etapas: a de Monza no domingo passado, vencida pelo francês Pierre Gasly e com as Ferraris decepcionando com os dois carros abandonando antes do final e a de Mugello no próximo, cujo proprietário é a própria Ferrari. O time de Maranello, orgulhoso, entra na pista na próxima sexta para o primeiro treino livre da F1, exibindo o invejado troféu.

Jed Leceister Audi Q3 WhitePhotographer – Stan Papior Autocar Magazine Haymarket Publishing Mercedes Benz S350 Black Photographer – Stan Papior Chevrolet Camaro Black

O Monza SP1 foi o vencedor em sua categoria no Compasso d’Oro e recebeu o troféu na cerimônia realizada nesta quarta-feira (09/09). Lançado em 1954, o Compasso d’Oro, concedido a cada dois anos pela ADI (Industrial Design Association), é o prêmio internacional de design industrial mais antigo e confiável com finalistas selecionados pelo Observatório Permanente de Design da ADI, que é composto por especialistas, designers, críticos, historiadores e jornalistas especializados. Em sua longa história, apenas 11 carros receberam o Compasso d’Oro, dos quais três são Ferraris: o F12berlinetta em 2014, o FXX K em 2016 e agora o Monza SP1.

O júri da ADI escolheu o Monza SP1 devido à “sua capacidade de se projetar no futuro e aproveitar o legado da memória sem nunca se sentir vintage”. Ostentando as melhores tecnologias disponíveis hoje, o carro é uma edição limitada especial que é o primeiro em um segmento inteiramente novo chamado ‘Icona’ inspirado nas Ferraris mais evocativas dos anos 1950.

Destinado a clientes e colecionadores, o Monza SP1 faz referência às barchettas de corrida da Ferrari do passado, não menos importante, a 166 MM de 1948, que originalmente inspirou o nome ‘barchetta’, e as icônicas 750 Monza e 860 Monza. Projetados com o único objetivo de vencer, esses modelos intransigentes ajudaram a construir a lenda da Ferrari na década de 1950, ao entregar inúmeras vitórias no Campeonato Mundial de Carros Esportivos. O Ferrari Monza SP1 foi projetado como um carro de estrada de um único assento que oferece uma experiência verdadeiramente única ao volante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close