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Com a instalação desta nova plataforma MQB-AO em Taubaté (SP), a mesma usada nos modelos Polo, Virtus e os SUVs Nivus e T- Cross, quando a fábrica estiver pronta, talvez em novembro próximo, dali saíra o Polo Track, como um modelo de entrada. Esse movimento na planta do interior paulista pode precipitar o fim do legendário hatch Gol.

José Carlos Pavone, design chefe da VW e Silvio Porto Motorcar /DirigindoAutos

O VW Gol, lançado em 1980, seguindo o sucesso do irmão Europeu Polo, nome de um esporte muito difundido na região da união Europeia, começou a ser desenvolvido cinco anos antes com o codinome de projeto BX em maio de 1975. Logo depois de Phillip Schmidt, que na época atuava como diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da marca aqui no Brasil, vencer a resistência da matriz alemã. Para o projeto BX, considerando a precariedade das nossa vias e estradas, foi desenvolvida uma plataforma mais resistente, baseada no projeto do primeiro Polo Europeu. Desse desenvolvimento surgiu o Gol para suprir a falta do fusca com produção encerrada, quase que simultaneamente. Até hoje, 40 anos depois, essa plataforma ainda resiste no Gol, inclusive no sedan Voyage.

No lançamento em 1980, o novo modelo estreou com motor 1300cc carburado de corpo simples e arrefecido a ar, herdado do Fusca. Hoje o Gol é considerado um dos maiores sucessos de todos os tempos da indústria nacional. É também o primeiro e único carro brasileiro a ultrapassar a marca de 5 milhões de unidades produzidas até hoje. Pioneiro a tornar-se modelo de entrada da marca Volkswagen do Brasil em mercados internacionais é o modelo mais exportado da história do Brasil, com mais de 1 milhão de unidades vendidas para mais de 50 países. Nunca foi comercializado na Europa, devido à presença do Volkswagen Polo que, apesar do preço alto no Brasil, é do mesmo segmento que o Gol, refletindo nas vendas. O Gol terminou 2020 como o modelo mais vendido da Volkswagen, terminando o ano como o 4º modelo mais vendido, com 71.151 emplacamentos, enquanto o Polo terminou na modesta 14ª posição com 41.836 unidades vendidas.

Polo 1.0 três cilindros

Mesmo com todos esses números positivos o futuro do Gol pode estar comprometido com a instalação na planta de Taubaté (SP) da plataforma MQB, uma das mais modernas no mundo. Com isso, segundo o sindicato dos metalúrgicos da cidade em negociação com a direção da VW Brasil, a fabricação de um Polo Track como modelo de entrada pode acontecer.

E ainda há a possibilidade de produção de um SUV pequeno, denominado VWA0SUV, possivelmente o Taigun, projeto abandonado em 2015.

Ao que parece pode ter voltado ao radar da marca da Anchieta (SP), agora projetado para utilizar a plataforma MQB, com a possibilidade da chegada ao Brasil, ainda este ano, do novo Renault Kiger (Clique Aqui), um SUV baseado na nova plataforma CMF-B do pequeno Kwid, a mesma do novo Clio Europeu.

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