Top Menu

Texto e fotos Silvio Porto

Ao dirigir o Bronco Sport pelas ruas de São Paulo, pela curiosidade despertada, em época de carnaval, foi como modelos famosos desfilando pela pista do sambódromo, com o povo feliz de ver aquela novidade passar, mesmo um ano e meio após desembarcar no Brasil, em maio de 2021.

Naquele mês de maio, o Bronco Sport iniciou o “desfile” em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, por sorte de lá para cá nada mudou, o Bronco equipado com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4×4, rodas de 17” e pneus todo-terreno. Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu imbatível desempenho no fora de estrada.

No quesito estilo, o Bronco Sport chama a tenção com um design de muita personalidade. Além de posição elevada de dirigir e capô longo, que aumentam a percepção de domínio e evolução na pista. Com perfil quadrado e os faróis redondos são uma releitura moderna e tecnológica do clássico dos anos 60. A frente alta exibe um elemento gráfico escurecido que contorna todo o conjunto de faróis e grade. Dentro dele, a assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada e o nome Bronco em destaque, em lugar do oval azul – uma característica dos carros-ícones da marca.

O conjunto ótico dianteiro e traseiro usa tecnologia LED, com elementos geométricos para criar um visual marcante. Volumes esculpidos no capô, nas portas, nas caixas de rodas, na coluna C e na traseira ajudam a transmitir solidez e segurança. O teto em estilo safari aumenta a percepção de espaço interno na segunda fileira e também destaca a altura do Bronco Sport comparado a outros carros na rua.

As lanternas traseiras são verticais e posicionadas fora da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas e outras partes do carro, como o vidro traseiro e o bocal de abastecimento, encontram-se os “Easter Eggs”, grafismos com referências históricas e funcionais do veículo.

O interior do Bronco Sport chama a atenção pelo requinte, silêncio e conforto, com acabamento em dois tons, preto e marrom, e materiais de textura diferenciada. As áreas funcionais são destacadas por formas geométricas e verticais pronunciadas em relação ao painel. Os bancos de formas esculpidas, com excelente ergonomia, são um show à parte. Além de revestimento em couro e camurça na parte superior, de toque aveludado, dispõem de aquecimento.

Ainda no interior, agrada ao oferecer uma experiência conectada completa, por meio do modem embarcado e do aplicativo FordPass. Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.

O Bronco Sport vem também com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, dez alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência de som envolvente.

Harmonia e evolução nota 10 entre Motor e transmissão:

Potente e ágil, de baixo do capô do Bronco Sport, conta com um motor 2.0 EcoBoost, com turbo e injeção direta, recalibrado para o Brasil, gerando 253 cv (5.500 rpm) e 38,7 kgfm de torque (.3000 rpm). garantindo uma direção envolvente e esportiva. Com uma curva de torque plana e forte já a partir de 1.500 rotações, acelerando de 0 a 100 km/h em 8 segundos.

A transmissão automática SelectShift de oito velocidades, com teclas para trocas manuais e resfriador de óleo, tem um funcionamento fluido e preciso. Os pneus são todo-terreno, 225/65 R17 Pirelli Scorpion AT. Esse conjunto chama a atenção tanto pelo desempenho em estrada como fora de estrada, evidenciando a versatilidade de uso do veículo.

“O Bronco Sport é um carro que comunica versatilidade de uso através de suas formas. Ele foi projetado para que o cliente transite entre o ambiente urbano e de aventura de uma maneira fluida”, disse Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford América do Sul, confirmado pela nossa avaliação

Na segurança ativa e passiva o Bronco se destaca, a começar pela estrutura robusta da carroceria, preparada para suportar condições extremas tanto no asfalto como fora de estrada e garantir máxima proteção aos ocupantes. Além de nove airbags, ele vem equipado com sistemas de radar e câmeras de última geração que ajudam a evitar acidentes e tornam a viagem mais tranquila.

Suas tecnologias semiautônomas reconhecidas pelo (IIHS), Insurance Institute for Highway Safety, entidade independente dos Estados Unidos que mede o nível de proteção dos veículos, deu nota máxima de segurança ao Bronco Sport por disponibilizar sistemas, como assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade. Para se sentir ¨desfilando¨ com essa obra de arte na avenida vai ter que desembolsar aproximadamente R$ 267. 900.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close