Top Menu

O “novo velho” modelo do Compass, que deixou de ser importado do México para a Europa, vai estrear no velho mundo, agora produzido na nova planta industrial da Jeep, na cidade de Melfi, Itália.

O modelo 2021 do Jeep Compass, igualzinho ao atual que roda pelas ruas brasileiras, foi apresentado na última quarta-feira (04/06) ao mercado europeu com novidades na sua motorização.

A versão europeia traz a nova motorização 1.3 turbo produzida em Minas Gerais, no complexo industrial de Betim com duas variações: 132 cavalos com câmbio manual, e 152 cv com a nova transmissão de seis marchas de dupla embreagem.

Por fim, entre as novidades, há ainda a destacar o reforço tecnológico que o novo Uconnect Services trouxe, com várias funcionalidades e disponíveis de série no sistema de infotainment com tela de 8,4 polegadas, em todos os níveis de equipamentos a partir do Longitude.

Já para o Brasil, o novo modelo com a motorização 1.3 turbo chegará no início de 2021, produzido em nosso país na fábrica de Goiana (PE), mas ao contrário do europeu que manteve o design atual, o brasileiro chegará com novo visual.

Notícia atualizada dia 06/06/2020

* Depois da publicação da reportagem acima, a assessoria de imprensa da FCA (Fiat Chrysler Automobile) entrou em contato com a redação esclarecendo que o propulsor 1.3 turbo de 132 cv a 152 cv que equipará o Compass na Europa, não será o motor produzido no Brasil, na planta industrial de Betim (MG).

Argumentei que cheguei a essa conclusão depois de obter informações com concessionários e lincando com a declaração do CEO da FCA Brasil e América Latina, Antonio Filosa, durante conferência de imprensa em Betim, onde estive presente, para o anúncio da fábrica que produziria os motores 1.0 três cilindros e o 1.3 turbo. Filosa disse que esses motores abasteceriam também o mercado europeu. Mesmo assim, a assessoria negou.

Com isso lembrei de uma história acontecida lá pelos anos de 1997, quando recebi a informação de que a Fiat traria o Marea para o Brasil. Entrei em contato com o diretor de comunicação da Fiat para esclarecer essa informação, logico, a vinda do modelo foi negada veementemente. Mas acreditei nos meus instintos e publiquei reportagem sobre a vinda do Marea, o que foi sempre negado. Resultado: em 1998 veio o anúncio da chegada do Marea no Brasil, para ser produzido na planta em Betim, até o seu encerramento de produção no final de 2008.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close