Top Menu

A Ford não vai sair do Brasil. Passa de produtora à importadora. É o que garante Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. Com mais de 100 anos e muitas histórias no Brasil, a Ford passa de produtora para importadora de carros jogando fora histórias importantes como o lançamento do Corcel, Corcel II (que marcaram histórias incríveis por aqui), Belina e o cupê Maverick, além das picapes F1000, Ranger (Raça Forte), e por último a Courier.

No automobilismo as históricas ficam por conta das vitórias de Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e a lenda Ayrton Senna que chegaram à Fórmula1, principal categoria do planeta passando por escolas como a Fórmula Ford. Para aqueles apressadinhos, o tricampeão Nelson Piquet e o paulista Felipe Massa não foram citados na lista por não terem passado por essa categoria escola.

Com o encerramento de produção de carros por aqui, a vida para os concessionários será bem difícil nos próximos meses. Consumidores desistiram de compras feitas antes do anúncio e pediram o dinheiro de volta, preocupados com a prestação de assistência ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia.

Mas (11/01/21), data histórica, sem querer ser alarmista, o dia 11 parece não ter sido escolhido ao acaso, quem não se lembra do 11 de setembro? Para os brasileiros e vizinhos de região esse anúncio de fechamento das fábricas, pode ter marcado tanto quanto o 11 de setembro para os americanos.

Mesmo doendo na alma Lyle Watters garante que a Ford não sairá do Brasil, mas passará de produtor a importador, mantendo sua sede administrativa para a América do Sul em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto na Bahia e o Campo de Provas em Tatuí-SP, que continuarão a trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos para a região e outros mercados globais.

No anúncio, a Ford prometeu novos lançamentos em breve, com a chegada dos Bronco e novas versões da Ranger e Mustang, e possivelmente a importação da futura picape Maverick importada do México, concorrente da Fiat Toro, líder de mercado. Mas isso levará um tempo para que alguns desses modelos desembarquem por aqui.

O maior candidato a desembarcar primeiro é o SUV Bronco Sport. Já a nova Transit volta ao Brasil importada do Uruguai, onde será montada em sistema CKD na fábrica da Nordex, de onde já saem as Vans da Peugeot e da Citroën, Expert e Jumpy que já rodam por aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close