Top Menu

Com sede em Michigan (EUA), a Marca de motocicletas americana Buell Motorcycles retoma a produção após um hiato de 12 anos. Antes celebrada como a entrada da América no segmento de superbikes, a Buell Motorcycles, sediada em Michigan, despertou de um sono de 12 anos com planos de lançar pelo menos 10 modelos até 2024. Foi formada em 1983 e gradualmente tornou-se parte da Harley-Davidson na década de 1990 e foi fechada sem cerimônia em 2009, após enfrentar a recessão.

A Buell Motorcycle Company foi uma fabricante de motocicleta americana sediada em East Troy, Wisconsin e foi fundada pelo engenheiro Erik Buell que trabalhou como engenheiro na Harley-Davidson. Em 1993 a Harley-Davidson adquiriu 49% da empresa e a Buell tornou-se uma subsidiária integral até 2003. Em 17 de novembro de 2006 a Buell anunciou que tinha produzido 100.000 motocicletas.

Em 15 de outubro de 2009, a Harley-Davidson anunciou a descontinuação da linha de produtos Buell como parte de sua estratégia para se concentrar na marca Harley-Davidson. A última moto Buell foi produzida em 30 de outubro de 2009 trazendo o número fabricado para 136.923.

Aqui no Brasil, a marca comercializada sob autorização do Harley Brasil. era voltada para as motos big trail, tendo como modelo principal a Buell 1200cc Ulisses (foto acima). Mas a moto teve muitos problemas de equilíbrio e não vingou já que sua manutenção era feita quase que exclusivamente pelas concessionárias Harley, onde os mecânicos sem cultura técnica da moto, logo iam criticando dizendo que a Buell não era boa e faltavam peças de reposição. Com essa cultura de negação a moto foi caindo em descrédito, até ser abandonada ao esquecimento acompanhando o fim da marca mundialmente em 2009.

Retorno da marca Buell:
“De certa forma, a empresa voltou para casa”, disse Erik Buell que comprou e ressuscitou a marca com o nome de Erik Buell Racing (EBR) Motorcycles , uma empresa criada em 2009 depois que a Harley-Davidson fechou a Buell Motorcycles, que ele também criou. Agora, o foco de Buell está na velocidade. Ela retomou a produção de modelos baseados na plataforma 1190 em suas instalações de Grand Rapids, Michigan. A linha inclui o 1190RX, o 1190SX

Na foto acima a Hammerhead 1190RX é alimentada por um motor em V de 72 despejando uma potência de 85 cavalos a 10.600 rpm e 10,2 mkgf de torque, números que são seriamente impressionantes considerando que a motocicleta pesa 222 quilos sem combustível. Com esses números em mente, uma parte igualmente importante do projeto é o sistema de freios , que inclui rotores dianteiras de 15,2 polegadas presos por pinças de oito pistões. Os compradores podem escolher um acabamento de fibra de carbono simples ou uma série de cores tradicionais.

Enquanto a 1190RX se sente em casa na pista de corrida, a 1190SX é mais um modelo voltado para as ruas, embora seja movido pelo mesmo motor. Mas a Buell apontou que não está presa ao segmento de superbikes, mas que poderá expandir sua gama para modelos de sujeira, Esporte, turismo e cruiser ou seja off road.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close