Top Menu

Na largada do Grande Prêmio da França, no circuito de Paul Ricard, Max Verstappen cometeu um erro bobo caindo para a terceira posição. Com isso, o inglês Lewis Hamilton assumiu a liderança da prova. Max se recompôs, manteve o foco e se manteve sempre próximo aos pilotos da Mercedes.

Mas na primeira janela de pit, com os pilotos do carro da estrela de prata parando na volta 19 e colocando os pneus duros, Verstappen parou em seguida e copiou a estratégia dos líderes, colocando também pneus duros. Ao voltar para a pista percebeu que sairia na frente do inglês, que foi prejudicado por uma parada muito lenta. Com os pits realizados entre os seis primeiros, Max reassumiu a liderança da corrida.

Com a mesma estratégia entre os três primeiro, os pilotos da Mercedes, Hamilton e Bottas, passaram a blefar, dizendo pelo rádio “que os pneus não iam aguentar até o final”. Claramente foi para enganar Verstappen e os engenheiros da RBR. O blefe pareceu ter surtido efeito, já que Verstappen se antecipou e entrou para o segundo pit, colocando pneus médios amarelos, muito mais rápidos que os duros que naquele momento calçavam os carros dos pilotos da Mercedes.

Verstappen comemora com o companheiro Perez

Com Verstappen em quarto e com mais de 20 segundos de desvantagem em relação ao líder Hamilton parecia que o blefe da Mercedes se completaria. Mas Verstappen resolveu contrariar, baixando o tempo volta atrás de volta. De cara superou o companheiro Sérgio Perez, o então terceiro colocado. Em seguida partiu para o ataque contra o finlandês Bottas, que naquele momento da corrida se transformara em escudeiro do líder Hamilton.

Na volta 44, Bottas abatido se quer resistiu duas curvas ao ataque do Verstappen. Engordou a curva, errou e abriu o caminho para Max, que partiu na caçada ao Hamilton. O inglês estava com pneus muito desgastados e virou uma presa fácil para o holandês, líder do campeonato. Faltando menos de duas voltas, Hamilton resignado sequer esboçou qualquer resistência na ultrapassagem de Verstappen.

Ao vencer a segunda corrida do ano, Max Verstappen somou 131 pontos contra 119 do Hamilton e ampliou a vantagem sobre o inglês na tabela do campeonato em 12 pontos. Na coletiva Hamilton desanimado e com cara de poucos amigos se limitou a elogiar o trabalho do Max: “Ele fez um trabalho incrível, ele mereceu essa vitória”.

E concluiu criticando a estratégia da Mercedes: “Não tinha nada o que fazer. O Verstappen surpreendeu com a segunda parada no pit não permitindo qualquer reação minha”. Já Max Verstappen, muito feliz disse: ” Pensei, meu dia começou mal, errei na largada, vai ser difícil”. “Mas felizmente tudo deu certo, agora posso dizer estou muito feliz”, concluiu Verstappen.

Bottas, cabisbaixo, mostrava claramente a expressão de que já conta as últimas corridas como piloto da Mercedes. Terminou na quarta posição, bem atrás do mexicano Sérgio Perez que fechou o pódio em terceiro. A próxima corrida acontece na semana que vem, na Áustria com o GP da Estíria.

CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA

  1. Max Verstappen, RBR
  2. Lewis Hamilton, Mercedes
  3. Sergio Perez. RBR
  4. Valtteri Bottas, Mercedes
  5. Lando Norris, McLaren
  6. Daniel Ricciardo, McLaren
  7. Pierre Gasly, AlphaTauri
  8. Fernando Alonso, Alpine
  9. Sebastian Vettel, Aston Martin
  10. Lance Stroll, Aston Martin
  11. Carlos Sainz Jr., Ferrari
  12. George Russell, Williams
  13. Yuki Tsunoda, AlphaTauri
  14. Esteban Ocon, Alpine
  15. Anonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  16. Charles Leclerc, Ferrari
  17. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  18. Nicholas Latifi, Williams
  19. Mick Schumacher, Haas
  20. Nikita Mazepin, Haas

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Max Verstappen, 131 pontos
  2. Lewis Hamilton, 119 pontos
  3. Sergio Perez, 84 pontos
  4. Lando Norris, 76 pontos
  5. Valtteri Bottas, 59 pontos
  6. Charles Leclerc, 52 pontos
  7. Carlos Sainz Jr, 42 pontos
  8. Pierre Gasly, 37 pontos
  9. Daniel Ricciardo, 34 pontos
  10. Sebastian Vettel, 30 pontos
  11. Fernando Alonso, 17 pontos
  12. Esteban Ocon, 12 pontos
  13. Lance Stroll, 10 pontos
  14. Yuki Tsunoda, 8 pontos
  15. Kimi Raikkonen, 1 ponto
  16. Antonio Giovinazzi, 1 ponto
  17. George Russell —
  18. Mick Schumacher —
  19. Nikita Mazepin —
  20. Nicholas Latifi —

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. RBR, 215 pontos
  2. Mercedes, 178 pontos
  3. McLaren, 110 pontos
  4. Ferrari, 94 pontos
  5. AlphaTauri, 45 pontos
  6. Aston Martin, 40 pontos
  7. Alpine, 29 pontos
  8. Alfa Romeo, 2 pontos
  9. Willims, —
  10. Haas, —

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close