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O Kia Sportage, comercializado no Brasil, recebeu zero estrela nos testes de segurança do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe. O SUV fabricado na Coreia do Sul, conta com dois airbags frontais e não tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão.

Sportage atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

“O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto, no entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável.

A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção para Pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre”, considerou o representante da entidade.

Com o resultado, o Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou. O Latin NCAP divulgou os resultados de sua última rodada de testes de colisão de veículos vendidos na América Latina nesta quarta-feira (15). Dos modelos testados, apenas o Kia Sportage é oferecido no Brasil. E os resultados foram decepcionantes. O SUV, em síntese, ganhou zero estrela.

“O resultado desastroso do Kia Sportage revela que a segurança básica aplicada aos modelos comercializados na América Latina é insuficiente para proteger adequadamente a população local. Exigimos carros mais seguros para nossa região”, completa Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP.

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