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Baseado na plataforma modular CMF-B do SUV da Renault Captur, o novo ASX vem para assumir um lugar de destaque na gama da Mitsubishi, principalmente na zona europeia.

A Mitsubishi Europa apresentou nesta terça ( 20), a nova geração do ASX, um B-SUV que compartilha a plataforma (grande parte das motorizações e a imagem) com o Renault Captur e que vai chegar à Europa no início de 2023.

Depois de vender cerca de 400 000 unidades na Europa desde que foi lançado, a mais de dez anos, o ASX ganhou finalmente uma nova geração e prepara-se para assumir um lugar de destaque na gama da marca japonesa.

A estreita relação com o Renault Captur é mais do que óbvia, basta olhar para a imagem exterior deste SUV nipónico, mas também se faz notar ao nível da plataforma, a CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que permitiu a este ASX ganhar importantes argumentos ao nível da conectividade, da segurança e até das motorizações 1.3 turbo, desenvolvido em conjunto com os engenheiros da marca alemã, Mercedes, também salta à vista a forte aposta na eletrificação.

Mas vamos começar pela imagem, que tal como referimos acima, tem muitos pontos em comum com o Renault Captur. Aliás, é praticamente tudo igual, com exceção da dianteira, marcada apenas pela identidade Dynamic Shield muito típica dos modelos da Mitsubishi, do logótipo na frente e da inscrição “Mitsubishi” na tampa traseira.

Mitsubishi ASX EV

De perfil é mesmo difícil não confundir este novo ASX com o SUV francês, pois até o desenho das rodas é comum a ambos os modelos. Naturalmente, os três diamantes da Mitsubishi surgem bem ao centro das rodas, que podem assumir dois tamanhos: 17” e 18”.

Avançando para o interior do novo modelo nipônico, percebemos rapidamente que todo o “ambiente” é familiar, com exceção naturalmente para o logo da fabricante japonesa, que surge ao centro do volante.

Destaca-se a instrumentação e uma tela vertical digital de 10” (ainda que existam outras opções mais modestas: um painel analógico com tela de 4,2” e um painel digital de 7”).

Ao nível das motorizações, confirma-se a aposta forte na eletrificação, com o ASX a apresentar-se com uma motorização híbrida e outra híbrida plug-in. Porém, a base de entrada da gama na Europa será garantida por um motor de três cilindros turbo a gasolina com 1,0 litro de capacidade, denominado 1.0L MPI-T, com 91 cv de potência e torque de 16,0 kgfm, , associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Por aqui, quando chegar em meados do segundo semestre de 2023, o novo SWX, certamente seguirá os passos do nosso Captur, sendo oferecido com o motor 1.3 turbo de 170 cv e torque de 27,5 kgfm, associado ao câmbio automático CVT XTronic de 8 velocidades,

Porém, na Europa, o ASX também estará disponível com uma motorização híbrida plug-in (PHEV), que recorre ao mesmo sistema que encontrados no Renault Captur E-Tech, que não demorará a desembarcar no Brasil.

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