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A decisão de lançar um novo produto no mercado brasileiro como o novo Corolla Cross, produzido no Brasil, na cidade paulista se Sorocaba, foi uma notícia de suma importância para o mercado como um todo, principalmente neste momento em que a economia sofre com os reflexos da pandemia do Covid -19 e má gestão do governo federal. Mas com o lançamento do novo Toyota Corolla Cross, além de todas as expectativas positivas deste lançamento, carrega forte possibilidades de vendas. Mas este lançamento da Toyota merece algumas críticas no preço, inovação tecnológica e um certo descaso com os equipamentos.

Como escreveu meu amigo Jorge Moraes, jornalista pernambucano na sua coluna do portal Uol, com o título ” O Toyota Corolla Cross não terá vida fácil!” previu: “Ninguém tem dúvida que o novo Corolla Cross venderá muito!” E completou: “Com a confiabilidade inabalável a Toyota vende até uma pipoqueira se tiver a logomarca japonesa”.

Mas sem dúvida os responsáveis pelo desenvolvimento do carro aqui no Brasil não deram a atenção necessária em todos os detalhes de equipamentos, lançando um modelo cujo a versão mais equipadas tem custo para o interessado, beirando a casa dos R$ 190.000 e mostrando falta de atenção, colocando o freio de estacionamento do século passado, muito usado em veículos de tração animal já quase extinto nas grandes cidades, onde era comum ver o condutor pisando no pedal para travar as rodas que eram de madeira revestido em ferro.

No Corolla Cross o freio de estacionamento é acionado pelo pé esquerdo, e ficou posicionado “quase” no lugar do que deveria ser o pedal de embreagem. Horrível! Uma fórmula antiga que ninguém sabe porque foi escolhida pelos engenheiros da Toyota. Pelas conversas parece ficar claro que o carro veio já pronto sem a necessidade de desenvolvimento, como se fosse modelo importado, apenas a tropicalização? Mas um sistema de acionamento de freio de estacionamento antigo, ultrapassado, para um veículo deste valor não dá!

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