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Quando surgiu em 1996 a picape Strada estreava como veículo de trabalho utilizando a plataforma 178 da linha do hatch Palio, modelo principal da Fiat ainda muito jovem no mercado. A Strada chegou para substituir a Fiat Fiorino Pick-up, exibindo novas tecnologias, com maior capacidade de carga, inicialmente veio melhorando qualidades em relação a pick-up.

Inicialmente veio apenas com cabine simples, mas com o sucesso vieram as cabines estendidas e duplas, melhorias que deu mais notoriedade passando a Strada, passando a frequentar assiduamente o top três da lista. Dai para frente os dados de vendas da picape Strada foi só apontando para cima.

Na temporada de vendas em 2021 a Picape Fiat Strada terminou o ano em primeiro na lista da Fenabrave ( Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), dos mais emplacados com 109 mil unidades emplacadas contra as 86 mil do hatch HB20 da Hyundai. Permitindo a Strada terminar o ano com uma liderança folgada de mais de 20 mil unidades emplacadas em relação ao segundo HB20.

Já em 2022 a pequena picape da Fiat, dá indícios de manter o reinado nas vendas, sem dar chances para a concorrência. em janeiro, início da temporada de vendas, a Strada “deu as cartas” nas vendas, deixando o hatch da Hyundai para trás em segundo, com a liderança nos emplacamentos do primeiro mês do ano.

Em maio com a lista do cinquenta mais vendidos fechadas, a picape Strada dá mostra de que tem muito folego na liderança do mês e no acumulado, somando perto de 10 mil unidades emplacadas em relação ao segundo colocado, Hyunday HB20. O folego é tanto que antes mesmo de chegar o meio do ano já atingido metade do números em vendas do acumulado do ano passado.

Qual a explicação para esse sucesso da “Nova” picape Strada?
Design muito bem pensado pelo seu criador o italiano Peter fassbender, responsável pela área de criação da Fiat e Stellantis Latin- América.

Suspensão: Na dianteira independente, MCPherson, molas helicoidal. Na traseira eixo rígido e mola parabólica de lâmina única, conjunto perfeito para nossas ruas e estradas, ex (ao passar em uma lombada, a dianteira e traseira parece não sentir as mudanças de grau, como se a lambada ali não estivesse), tudo somados aos controles de estabilidade e tração – esse último com sistema E-Locker (TC+) que ajuda na tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h,

Direção elétrica assistida, com diameto de giro em 10,m.
Pneus: Um conjunto bem equilibrado com os dianteiros 205/60 R15, flanco 123mm. Traseiros 205/60 R15, flanco 123mm

Motor (no caso o avaliado nesta matéria), é o 1.3 firefly de 107 cavalos e torque 13,7 kgfm e não menos importante para um modelo de carga, com bom conjunto peso potência de 11,4 Kg/cv. e finalmente.
Transmissão: CVT que simula 7 marchas, com conversor de torque.
Consumo: Urbano 12,4 km l (G), estrada 13,9 km l (G)
E finalmente o interior: Espaçoso, confortável com materiais de boa qualidade empregado e tecnologia de automóvel,

Na lista de itens de série, a maior novidade da Strada CVT fica para o carregamento de smartphone sem fio, o chamado wirelless charger. Além disso, traz central multimídia com tela de 7 polegadas com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabos, sensor de estacionamento, direção elétrica, câmera de ré com linhas guia e faróis de neblina.

A versão Volcano avaliada, tem como principais novidades câmbio automático CVT os paddle-shifts, carregador sem fio para o smartphone e descansa braço central.

Ufa, com todas essas aplicações a “Nova” Strada, pode começar a explicar o sucesso em vendas e ser o principal modelo Fiat em emplacamentos do Brasil!

Preço sugerido: Versão Volcano 4 portas 1.3 Firefly AT Flex R$ 117.490, 00.

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