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texto: Silvio Porto

Fotos: Arquivo / DirigindoAutos

Já com 7 anos de mercado, o SUV da Nissan vê concorrentes trocando de geração, mas com muitas qualidades, se mantém forte no interesse do consumidor.

Nissan Kicks, inicialmente produzido no México, aproveitou as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, para aparecer globalmente. Em 2017 recebeu a cidadania brasileira. De cara estabeleceu o “recorde” de sete anos de mercado, tendo sua primeira e pequena reestilização no visual em 2021, sempre se destacando nas vendas. na lista da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Agora na linha 2024 chegou com algumas novidades, como o novo logo da marca, uma nova chave presencial e motor recalibrado, para atender as novas regras do Proconv L7 (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores),em vigor desde janeiro de 2023.

O Kicks 2024, parece não envelhecer mantendo o design com linhas bem agradáveis e atual, tornando o modelo em boa opção, com destaque para a versão Exclusive, com o pacote Pack Tech, avaliado por DirigindoAutos, custando na publicação desta matéria, próximo dos R$ 148.790.

Por todos esses anos, de disputa no mercado, o Kicks é um velho conhecido. A boa notícia é que suas qualidades se mantém até hoje. Com seus 4.310 mm de comprimento, é bom para o uso urbano, mas tem 2.620 mm de entre-eixos, como efeito de comparação é maior que um novo HR-V, proporcionando um bom espaço interno. O porta-malas de 472 litros é um dos melhores da categoria, maior que o do Chevrolet Tracker, líder em vendas.

O Nissan Kicks é na média no seu acabamento, mesmo dominado pelo uso de plástico rígido em seu interior é compensado pela boa montagem, sem rebarbas. Os bancos com tecido imitando couro no tom marrom dá um toque especial. Na reestilização, recebeu novos materiais de isolamento acústico, com direito até a um novo para-brisas mais grosso.

Faz falta por exemplo, não tem uma saída de ar-condicionado para os ocupantes traseiros, deixando apenas uma porta USB no console central, para agradar quem vai atrás, os bancos tem boas dimensões, deixando confortáveis dois ocupantes, um terceiro ali só quando necessário, pois viajará mais apertado.

Por um lado, o Kicks não tem a potência e torque dos novos SUVs. Seus 1.139 kg nesta versão colaboram negativamente na relação peso/potência. O câmbio CVT, sem a a simulação de trocas, trabalha em parceria com o motor 1.6 aspirado, relativamente simples, sem injeção direta disponibilizada. Na potência, o SUV da Nissan, que já teve 114 cv e 15,5 kgfm de torque, abastecido com gasolina ou etanol, com as novas normas de emissões, a potência foi reajustada para baixo, hoje são 110 cv e 15,3 kgfm com etanol.

Mesmo sem a força dos turbo, o desempenho e menor desempenho, este Nissan parece ser suficiente no dia a dia com bastante conforto, e isso puxado pela ótima suspensão, proporcionando uma boa relação entre o conforto e a dirigibilidade, com uma direção leve para manobrar.

Preço e equipamentos:
Esse kicks na versão exclusive a mais completa disponibiliza um bom pacote de equipamentos. Destaque para o painel com a tela de 7 polegadas, sistema multimídia com tela de 8 com espelhamentos com cabos, ar-condicionado automático, chave presencial com partida por botão, rodas de 17″ com acabamento diamantado, acendimento automático dos faróis, faróis e lanternas em LEDs, carregador de smartphones por indução, retrovisor interno fotocrômico e sistema de som Bose, com falante até no encosto de cabeça do motorista.

No quesito segurança, 6 airbags, controles de tração e estabilidade (com assistente de partida em rampas), alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, alerta de ponto-cego, alerta de tráfego traseiro, câmeras 360, vetorizador de torque e detector de objetos em movimento em ré.

Esse Kicks completasso, custa R$ 148.790, sem adicionar cor especial ou couro marrom. Se você faz questão do um motor turbo mais potente vai ter de esperar mais um pouco, já que cogita-se equipar o Kicks com o futuro motor um litro turbo que já está em fase final de desenvolvimento pela irmã mais famosa Renault.

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