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A Triumph lança no mercado brasileiro a novíssima Tiger 900, que chega no segmento Adventure. Inteiramente transformado, o modelo foi desenvolvido para substituir a bem-sucedida Tiger 800, uma lenda do motociclismo mundial. A nova motocicleta chegou às concessionárias brasileiras nesta quinta-feira (18/06), com preço a partir de R$ 57.990, a versão Tiger 900 GT Pro.

A principal diferença entre os dois modelos oferecidos é a sua proposta de uso. A Tiger 900 Rally Pro foi projetada para oferecer o máximo em aventuras off-road, com capacidade e conforto focados no fora de estrada. Já a Tiger 900 GT Pro tem um perfil voltado para aventuras mais urbanas e viagens de longa distância com foco no conforto on-road.

“Estamos muito animados com esse lançamento, que vinha sendo um dos mais aguardados dos últimos tempos, sobretudo no mercado nacional. O Brasil é o maior consumidor da Linha Tiger 800 no mundo, entre todas as nossas subsidiárias”, explica Renato Fabrini, General Manager da Triumph. Além disso, vale lembrar, a Tiger 800 foi líder de vendas durante vários anos no Brasil. Até o final de 2020, a fabricante inglesa planeja comercializar 2.700 unidades do modelo no País.

“Projetada para estabelecer uma nova referência na sua categoria, proporcionando a máxima aventura em cada pilotagem, a Tiger 900 foi completamente modificada em relação à Tiger 800, ganhando um motor triplo de 900 cc com respostas mais imediatas, um bom padrão de acabamentos, equipamentos e especificações, nova tecnologia de pilotagem melhorada, um novo estilo e uma nova atitude ainda mais agressiva”, disse o executivo da marca. Além disso, a Tiger 900 está significativamente mais leve que os modelos anteriores, garantindo que ela seja a moto Adventure de médio porte, ágil e dinâmica.

O novíssimo motor tri-cilíndrico de 900 cc, com capacidade e desempenho maiores, agora é totalmente compatível com o Euro 5 (conjunto de normas regulamentadoras da Europa que visa a diminuição da emissão de poluentes dos veículos) e possui uma nova ordem de ignição exclusiva, oferecendo maior personalidade e comando de pilotagem. O resultado é aumento do ruído de admissão sob carga, respostas muito mais ágeis do motor, um ronco incrivelmente distinto

O novo motor oferece um pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800, agora são 87 Nm (a 7.250 rpm), com redução de torque aprimorada e em todas as rotações. A potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na faixa intermediária e um pico de potência de 95 cv (a 8.750 rpm).

Seu radiador agora é duplo, uma configuração inédita, que melhora o desempenho do resfriamento e reduz o calor ambiente sentido pelo piloto. O novo estilo de radiador reforça a postura e atitude mais marcantes dessa moto de aventura. Sua forma e configuração permitem uma posição adicional do motor mais à frente, resultando em um centro de gravidade mais otimizado (40 mm à frente e 20 mm mais baixo) que a 800.

Isso melhora a distribuição de peso, ampliando a facilidade de manuseio da moto e também seu equilíbrio em baixa velocidade. Outras melhorias no sistema do cárter e de resfriamento garantem que isso não tenha impacto na distância em relação ao chão. Há também uma caixa de ar completamente nova, com um novo filtro de ar de acesso mais fácil, além de uma embreagem deslizante e assistida para maior conforto do piloto.

Com um novo chassi peso cai 5 kg em relação a geração anterior. Sua nova estrutura de treliça de aço não é apenas mais leve, mas agora também possui uma construção modular, com subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados, proporcionando a configuração mais focada em aventura para a pilotagem off-road.

Há uma especificação muito alta de suspensão em toda a nova linha 900, com componentes Premium das marcas Marzocchi ou Showa, sob medida para oferecer a uma moto Adventure de médio porte para se tornar uma referência do segmento.

Para comodidade e conforto para o piloto, o modelo GT Pro apresenta uma suspensão traseira eletronicamente ajustável, permitindo que o piloto selecione as configurações de pré-carga e amortecimento traseiros por meio de um menu no painel de instrumentos TFT. Os pilotos podem optar entre nove níveis de controle de amortecimento, variando de Comfort (mais suave) a Sport (mais firme) e quatro configurações de pré-carga.

Todos os modelos Tiger 900 agora possuem freios Brembo Stylema, líderes da categoria, para proporcionar ainda maior potência de frenagem. São pinças leves, compactas, cuidadosamente esculpidas e de alto desempenho, com volume reduzido ao redor dos pistões e das pastilhas de freio, diminuindo o espaço interno ocupado pelo fluido de freio, permitindo uma resposta de frenagem mais imediata e segura.

As viagens de longa distância também foram beneficiadas por várias inovações da nova Tiger 900. Seu tanque de combustível, por exemplo, agora com capacidade para 20 litros, aumentou sua autonomia. A moto ainda ganhou um novo pára-brisa ajustável, oferecendo proteção superior contra o vento com um simples ajuste com uma das mãos. A ergonomia foi aprimorada e otimizada para o conforto durante todo tipo de condução. A largura do assento é mais estreita e o guidão fica 10 mm mais próximo, oferecendo uma posição de pilotagem mais confortável e um nível maior de controle do piloto.

Além disso, a moto possui sistema para regular a pedaleira, de acordo com o estilo esperado de pilotagem, e um mecanismo integrado de altura do assento, com duas posições, facilmente ajustável. Isso permite que o piloto altere a altura do assento em 20 mm para a sua configuração preferida.

O novo painel de instrumentos TFT já vem de fábrica com o Sistema de Conectividade My Triumph,
conectado ao telefone celular do piloto por meio da tecnologia Bluetooth, que permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no celular, navegar passo a passo pelo Google (buscando pontos de interesse na região) e ainda controlar a câmera GoPro – tudo isso, facilmente, por meio de indicadores na tela TFT de sete polegadas agora colada ao vidro para obter uma imagem mais nítida, de série nas duas versões.

Novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e controle de tração com IMU. O novo sistema de freios ABS otimizado para curvas e o controle da tração nas curvas são ativados por meio de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), que permite a seleção automática do nível adequado de intervenção do controle de ABS e do controle de tração, medindo constantemente as taxas de balanço, inclinação, esterçamento e aceleração para calcular o ângulo de inclinação.Sistema de série nos dois modelos.

Modos de pilotagem. São seis modos de pilotagem no modelo Rally Pro (“Rain”, “Road”, “Sport”, “Off-Road” “Configurável pelo Piloto” e “Off-Road Pro”). Os modos de pilotagem ajustam as configurações de resposta do acelerador, dos freios ABS e do controle de tração para proporcionar o máximo controle ao piloto em todas as condições de pilotagem, além de um novo recurso, chamado “anti-paralisação”, nos modos “Off-Road Pro”, exclusivo do modelo Rally Pro,

Nova iluminação inteira em LED. Farol, lanternas, luzes indicadoras e faróis de neblina agora são feitos em LED, oferecendo maior luminosidade, que amplia bastante a sua segurança ativa. Sistema de Auxílio de Troca de marcha Triumph (TSA – Triumph Shift Assist), foi melhorado, disponível de série nos dois modelos, permitindo mudanças de marchas rápidas para cima e para baixo, suaves e confortáveis, sem o auxílio da embreagem, enquanto o piloto mantem a posição do acelerador. Essa tecnologia reduz a fadiga do piloto e melhora a pilotagem.

Novo armazenamento seguro para celular com carregamento USB. Outro item que vem de fábrica nos dois modelos. Trata-se de um local seguro, fechado, sob o assento, que abriga uma prática tomada USB de 5V, para permitir o uso ininterrupto do sistema de conectividade My Triumph e manter o telefone celular sempre carregado.

Mais requinte e sofisticação, os dois modelos possuem interruptores iluminados com um joystick de cinco direções, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro, manoplas aquecidas, assentos aquecidos (com controle de passageiro separado) e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

O estilo agressivo, da nova Tiger 900, com a carenagem projetada em menor escala, os acabamentos revisados e os contornos mais limpos conferem à nova 900 uma postura de aventura mais distinta e dominante. Isso é ajudado pela sua largura mais estreita, pela extremidade, dianteira mais leve e pelo design e tamanho dominante do tanque de combustível.

Preços e versões:
A nova moto chega às concessionárias em duas versões Tiger 900 GT Pro (R$ 57.990,00) e Tiger 900 Rally Pro (R$ 59.990,00). Estes preços são promocionais para o primeiro lote de lançamento da linha – em torno de 70 unidades montadas na fábrica de Manaus (AM) no início do ano. * Atenção. A partir de 1º de julho, os preços da nova Tiger 900 serão reajustados

ACESSÓRIOS EXCLUSIVOS PARA O NOVO MODELO

A nova Tiger 900 conta com uma linha exclusiva de acessórios genuínos Triumph que já está disponível nas concessionárias. São itens inteiramente projetados com a própria motocicleta para assegurar uma integração perfeita e os mesmos padrões exigentes de qualidade e acabamento de fabricação. As opções incluem bagageiros de abertura lateral Trekker, com top box de capacete duplo de 52 litros, e bagageiros de abertura superior Expedition, com top box correspondente de 42 litros. Além disso, existem acessórios para maior conforto, proteção, capacidade, estilo e segurança – como encosto Trekker para o garupa, defletor de pára-brisa, protetor de farol, protetores de garfo, protetor do radiador feito de alumínio e barras superiores do motor, entre outros recursos. As motos estão disponíveis nas cores Pure White, Sapphire Black e Korosi Red (Tiger 900 GT Pro) e Pure White, Sapphire Black e Matt Khaki Green (Tiger 900 Rally Pro).

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