Top Menu

O mercado de automóveis lutou para recuperar níveis próximos do normal em abril, e algumas marcas conseguiram se destacar. Este é o caso da Hyundai e seu SUV Tucson. Desde o início do ano, o SUV Tucson é o compacto estrangeiro mais distribuído em mercados como o da França. Um ótimo desempenho que setores da imprensa local garantem poder ser explicado facilmente.

Os números das vendas de abril caíram. Mesmo que a ausência de confinamento rígido, como em abril de 2020, geralmente beneficie os registros de carros novos, os resultados permanecem fracos e a recuperação difícil. Como observa o autoactu.com “o mercado permaneceu claramente abaixo de seu desempenho normal, com 140.427 registros contra uma média de 182.000 nos anos 2016/2019”. A manutenção do toque de recolher e a escassez de componentes eletrônicos explicam em parte esses números mistos. No entanto, algumas marcas conseguem sair do jogo, é o caso, por exemplo, da Hyundai, 10ª marca mais difundida em abril. O fabricante coreano tem resultados melhores até de marcas que estão bem estabelecidas no mercado Europeu, como Ford ou Opel .

Seu sucesso deve-se a certos modelos em particular. Acima do SUV urbano Kona está o desempenho do Tucson, que merece destaque, já que este último pode se orgulhar de ser o SUV compacto estrangeiro mais vendido em abril. Mas também desde o início do ano o Tucson é o 24º modelo mais amplamente distribuído na França no período de janeiro a abril. Ele claramente ultrapassou os modelos da zona europeia como o Volkswagen Tiguan e bem à frente do envelhecido Renault Kadjar, 30º da lista dos modelos mais vendidos.

O efeito novidade não explica tudo desde o Ford Kuga, também totalmente renovado no ano passado, e ocupa apenas a 53ª posição na classificação geral. Um sucesso que ainda está por confirmar, que pode ser explicado por vários motivos.

1) Um design que desafia
Entre o Tucson 3 e o Tucson 4, nada para ver. Para esta nova versão, a Hyundai decidiu começar do zero. E devemos reconhecer que o design do SUV coreano foi especialmente trabalhado. Principais pontos distintivos: uma assinatura de luz que se funde com a grade dianteira, laterais trabalhadas com cintura alta bem marcadas ou ainda lanternas traseiras 3D ligadas por uma faixa vermelha. Numa categoria onde a aparência é muito importante (o best-seller Peugeot 3008 sabe algo sobre isso), a “nova plástica” do novo Tucson permite que se destaque da multidão.

2) Uma apresentação limpa e organizada

3) Virtudes familiares
Espera-se que um SUV compacto seja adequado para a família. Neste ponto o Tucson não se acanha, embora tenha em seu entre eixos 10 cm a menos que o seu concorrente o Toyota RAV4, importado do Japão, o Tucson no interior tem as mesmas dimensões do modelo japonês. Na configuração de 5 lugares transporta acima de quinhentos litros, 30 a mais que o modelo do sol nascente.

4) Uma ampla escolha de motores
É a força da guerra no momento, o Tucson só oferece motores eletrificados. Dois motores térmicos a gasolina (150 cv) e diesel (136 cv) se beneficiando de uma hibridização leve de 48V. E dois verdadeiros híbridos, um único de 230 cv e uma variante recarregável de 265 cv. A versão híbrida simples testada já seduz com suas boas disposições. Macia e eficiente esta versão também se beneficia de um chassi reconfortante. O Tucson não tem a agilidade de um 3008, é claro, mas seu manuseio é equilibrado e tranquilizador.

5) Preços estudados
Com preço inicial de 29.900 € equivalente a cerca de R$ 195.000, no dia da publicação da matéria, em versão híbrida com motor térmico a gasolina e um elétrico de 48V oferecendo 150 cv de potência, dependendo do motor ou acabamento escolhido, há algo para todos os gostos e para todos os bolsos.

Seus preços são baseados nos Renault Kadjar (a partir de € 29.300), enquanto sua modernidade e serviços gerais o colocam mais contra o Peugeot 3008 (€ 31.450 no mínimo). Outra vantagem do modelo coreano é que o Tucson se beneficia de uma garantia de 5 anos com quilometragem ilimitada. No Brasil este modelo deverá chegar ainda em 2021, mas no meio do segundo semestre, importado pelo grupo CAOA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close