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Atendendo a crescente demanda de SUVs, a montadora japonesa resolveu apostar em um SUV global médio, já que o C-HR, pensado para o nosso mercado, é pequeno demais e o RAV4, grande e caro demais. Por isso, a decisão em produzir o Corolla Cross, como diz o slogan do modelo: “Corolla Meets SUV”, que na tradução literal quer dizer “O Corolla encontra o SUV”. Essa frase faz sentido já que o novo modelo é montado com a mesma plataforma modular TNGA-C que equipa o sedã médio, vendido no Brasil.

Essa notícia global ganha em importância para o Brasil já que o Corolla Cross será produzido aqui no país, na planta industrial de Sorocaba (SP). A fabricante já investiu R$ 1 bilhão na fábrica para preparar a produção do modelo Cross, que neste momento é conhecido pelos funcionários com nome código 740B. Com a chegada do Corolla Cross, o modelo terá a dura missão de enfrentar o líder em vendas da categoria, o Jeep Compass.

O interior aproveita muitos componentes e até mesmo o design do acabamento do Corolla. Embora o painel seja mais elevado, traz as mesmas linhas gerais, inclusive na parte superior com o mesmo desenho linear que se integra às saídas de ar nas extremidades. A diferença está no console central, com uma área maior para objetos.

O conjunto mecânico do novo Corolla Cross não é segredo. No Brasil, deve ser equipado com o mesmo conjunto do irmão mais velho 1.8 híbrido flex quanto o 2.0 aspirado de 177 cv, ambos com câmbio CVT e tração dianteira. A marca japonesa anunciou também versões híbridas do Corolla Cross na Tailândia com consumo médio de 23,25 km/litro enquanto as versões a gasolina fazem 15,38 km/l

As medidas externas são 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura, e a distância entre-eixos é a mesma do sedã: 2,64 m. As rodas são aro 17 ou 18, conforme a versão, e o porta-malas acomoda até 440 litros quando com estepe temporário.

Segundo fontes do portal motor1, ligadas à Toyota, é possível que no Brasil o novo Corolla Cross tenha uma construção ainda mais próxima ao Corolla sedan, inclusive com o mesmo entre-eixos de 2.700 mm, tornando o Corolla Cross mais seguro para enfrentar as nossas estradas esburacadas. Sobre isso, a marca diz que “a geometria da suspensão foi otimizada e o uso de buchas grandes e macias garantem que todos os passageiros em todos os assentos desfrutem de uma viagem mais confortável”.

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