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Estão a reconhecer o novo Mitsubishi ASX de algum lado? Não admira, pois o novo ASX, um B-SUV da marca dos três diamantes não é muito mais que um “clone” do Renault Captur.

Trata-se de mais um caso de badge engineering, uma “receita” que é bem conhecida da indústria automotiva europeia e permite rapidamente a uma marca compartilhar, plataforma, motores e até design, para preencher lacunas na gama com custos mais reduzidos, não têm faltado exemplos nos últimos anos, como podem ver abaixo.

Aqui no Brasil o caso mais famoso foi o acordo entre as montadoras Volkswagen e a Ford, na década de 80 de onde saiu a marca Autolatina. No final dos anos 1980 a indústria automotiva brasileira não vivia um momento ladeira a baixo. A falta de lançamentos era um dos motivadores dos resultados ruins obtidos pelo setor na América do Sul, especialmente Brasil e Argentina,

Versailles, chamado de Santana da Ford

Acordo durou menos de uma década e teve reflexos negativos para a marca americana A indústria automotiva brasileira não vivia um bom momento no fim dos anos 1980. A falta de lançamentos era um dos motivadores dos resultados ruins obtidos pelo setor na América do Sul, especialmente Brasil e Argentina — os dois maiores mercados do continente. Diante deste cenário, a alemã Volkswagen e a americana Ford decidiram se unir no país para economizar custos de produção. Nasceu a Autolatina.

Acordo durou menos de uma década e teve reflexos negativos para a marca americana. Resta saber, Como os franceses e japoneses tirarão bons proveitos dessa parceria, mas que neste caso os acertos serão maiores, já que a marca japonesa pertence ao grupo francês.

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