Top Menu

Em parceria com o programa SENAI A3 da Rota 2030, a Stellantis está trabalhando em um projeto de retrofit elétrico, para a conversão de veículos comerciais leves novos e usados com motor a combustão interna para a propulsão com powertrain elétrico. Além da Stellantis, a iniciativa conta com a parceria das empresas Weg e FuelTech. A proposta é oferecer uma solução inovadora de mobilidade sustentável com emissão zero e assegurar qualidade na conversão de veículos como equipamento original de fábrica, garantindo segurança, durabilidade e homologação.

O processo de conversão começou em 2022, envolvendo os modelos utilitários Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual do programa de desenvolvimento, é feita a remoção do powertrain a combustão e instalado o kit de conversão e o conjunto de baterias, que se aloja no compartimento de carga para evitar adaptação da estrutura.

“A Stellantis está na corrida para construir um negócio sustentável e lucrativo que promova a economia circular nos mercados em que operamos. Essa metodologia é mais um passo na direção da oferta de mobilidade sustentável e acessível, que é nossa prioridade”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.

“Para o SENAI, o projeto representa uma excelente oportunidade para desenvolver competências, de forma a contribuir, cada vez mais, para a evolução das tecnologias voltadas para o processo de descarbonização da economia, para a sustentabilidade e economia circular. Aportando recursos, know-how e capital intelectual para o incremento da competitividade da indústria”, afirmou o gerente de Operações do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, Leonardo Oliveira.

Segundo a Stellantis na etapa inicial do programa de desenvolvimento é feita a retirada do conjunto mecânico a combustão e instalado um kit de conversão e o conjunto de baterias, que é instalado no compartimento de cargas dos veículos para evitar adaptações na estrutura dos furgões, essa medida certamente implicará na diminuição da capacidade do compartimento.  

Os testes desses modelos comerciais serão em vias públicas para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes locais dos veículos. Para isso, será realizada uma coleta de dados para entender melhor o uso e ajustar os parâmetros, caso necessário. Ainda sem apresentar uma ideia de custo para a execução do retrofit elétrico, a Stellantis informa que as primeiras unidades dos dois modelos convertidas para a propulsão limpa serão disponibilizadas a partir de abril para clientes corporativos pré-selecionados. 

Segundo responsáveis pelos desenvolvimento ligados a Stellantis e Senai o projeto de retrofit elétrico do Fiat Fiorino e do Peugeot Partner Rapid começou em 2022, mas ainda não há previsão de quando a Stellantis vai oferecer o serviço ao público em geral, uma vez que a solução ainda encontra-se em fase inicial de desenvolvimento. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close