Picape inédita da VW se chamará Tukan.
Tukan, nova picape, simboliza um novo capítulo da Volkswagen no mercado brasileiro.
em segmento inédito para a montadora de São Bernardo do Campo é mais um projeto 100% desenhado, planejado e desenvolvido no Brasil. Com produção confirmada em São José dos Pinhais (PR).
Parte da ofensiva de 21 novos lançamentos da Volkswagen para a América do Sul até 2028, sustentada por um investimento de R$ 20 bilhões na região, a nova picape Volkswagen Tukan nasce como um projeto que traduz identidade, intenção e significado, dando início a um novo e importante capítulo da Volkswagen no País.
A picape Tukan será mais um veículo 100% desenhado, planejado e desenvolvido no Brasil, com produção confirmada para a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2027. “Como brasileiro, não encontro outra palavra a não ser ‘orgulho’ para descrever este momento. A Tukan simboliza uma virada estratégica para a nossa marca no Brasil e reforça o papel estratégico do País no desenvolvimento de veículos da Volkswagen, valorizando a nossa engenharia, nossas pessoas e a nossa capacidade local de criar produtos com relevância regional e vocação global”, afirma Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.

A revelação do nome e cor de lançamento da nova picape Tukan aconteceu na sede da CBF, em uma ação que marcou o anúncio do patrocínio da Volkswagen do Brasil às seleções brasileiras de futebol, masculina e feminina. No primeiro sketch da Tukan, a picape, posicionada em um segmento inédito para a marca, aparece na companhia da mascote da Seleção Brasileira, o Canarinho.
Na picape Tukan, o Amarelo Canário surge como uma escolha que reforça essa conexão histórica, traduzindo energia, presença e identidade regional, valores que atravessam décadas da relação da Volkswagen com seu público no Brasil e na região.
Tukan: como nasceu o nome de um novo Volkswagen
A definição do nome de um novo modelo Volkswagen segue o mesmo cuidado e profundidade do processo que envolve a escolha da cor de lançamento do produto. E, no caso da Tukan, não foi diferente.
“O objetivo era encontrar um nome único, curto e forte, capaz de dialogar com diferentes culturas, soar bem em diversos idiomas e refletir a missão do produto desde sua origem”, explica Fernando Silva, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
“E assim chegamos a Tukan, um nome que carrega identidade, exclusividade e conexão com a nossa região. Ele nasce inspirado em elementos da nossa fauna local, como o tucano, uma ave nativa das Américas, única, reconhecida pela presença marcante e pelas cores vibrantes, e traduz exatamente o que este projeto representa para a Volkswagen: um produto único, com personalidade clara e pensado para se destacar na nossa região”, completa Fernando.