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O primeiro resultado de 2020 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, do Latin NCAP, foi divulgado na última quinta-feira (29/10), sob o novo protocolo de avaliação alterado em 2019 e rendeu um resultado decepcionante de zero estrela para o Kia Picanto, também chamado de Morning.

O pequeno Kia, produzido na Coreia do Sul, conta com airbag apenas para o motorista. No Brasil, a lei outorgada em 2010 diz que é obrigatório o airbag tanto para motorista quanto para o passageiro na parte da frente. Conforme explica a entidade, o Picanto foi classificado com zero estrela por não oferecer níveis de segurança adequados para os ocupantes. O modelo registrou 0% de proteção para ocupante Adulto e 7% em assistência à segurança. Vale ressaltar que esse modelo não é mais vendido no Brasil. A última passagem comercial do modelo por aqui foi em 2018.

O possível equipamento de airbag frontal duplo – presente no veículo em países da Europa e Ásia – não melhoraria a classificação do modelo, já que a proteção do ocupante adulto continuará a pontuar abaixo da porcentagem mínima para atingir até mesmo uma estrela. O modelo foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicote cervical (whiplash) e proteção para pedestres. No impacto frontal, o tórax do motorista e do passageiro obteve um resultado de proteção ruim (cor vermelha) devido às cargas elevadas e instabilidade estrutural. No impacto lateral, o tórax apresentou proteção insuficiente, o que levou a que a pontuação desse teste fosse zero.

O teste de chicote cervical (whiplash) também mostrou proteção cervical deficiente. O Picanto não está em conformidade com os regulamentos da ONU sobre Proteção de Pedestres. “O Latin NCAP não recomenda a compra de veículos sem ESC, Proteção de Pedestres, airbags laterais de corpo e cabeça e carros zero e uma estrela”, disse Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP.

É decepcionante que um fabricante global de veículos como a Kia ofereça o Picanto com seis airbags, proteção para pedestres e ESC padrão por 8.700 euros nos mercados europeus, sendo que na América Latina o veículo proporciona níveis tão baixos de segurança, e nem sequer a segurança do veículo comercializada na Europa é oferecida como opcional. O Latin NCAP solicita e incentiva a Kia a agir e fazer melhorias substanciais no Picanto, bem como em toda a sua frota na região da América Latina e do Caribe.

Já Ricardo Morales, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP foi mais longe: “Este primeiro resultado do ano mostra, mais uma vez, as más práticas que alguns fabricantes estão realizando, oferecendo veículos com menores níveis de segurança e equipamentos na América Latina e no Caribe em comparação com outras regiões do mundo. É inaceitável que o mesmo fabricante tenha esse padrão duplo. Para que isso deixe de acontecer é necessário que os governos promovam as informações independentes e transparentes do Latin NCAP ao consumidor e, assim, melhorem os níveis de segurança dos veículos da região”.

Obs.: Informações, notas e aspas foram tiradas do site do Latin NCAP.

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