Top Menu

O novo logo da Peugeot está estampado no futuro 308 em desenvolvimento desde o verão de 2020 e será uma realidade em 2021, mais precisamente em 25 de fevereiro, anunciou a montadora do Leão na manhã desta segunda-feira (01/02) em Paris. Esse modelo, que já fez sucesso por aqui, não está nos planos da nova empresa Stellantis, a qual agrega o grupo PSA (Peugeot Citroën Opel e DS) e o Grupo FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Ram, Alfa e Maserati), para ser fabricado ou importado para o Brasil.

Leão. É o nome, no jargão dos entusiastas de automóveis, Peugeot. Um apelido puramente descritivo do logotipo e, de fato, bastante explícito. Mas a besta de que estamos falando aqui nem sempre teve o mesmo rosto ao longo dos anos. Desde a sua criação, chegou a mudar o logo dez vezes e nesta décima primeira vez em 2021. O que não é surpresa para ninguém, uma vez que os primeiros protótipos do futuro Peugeot 308 flagrados por Motor.es no final de 2020 já traziam o novo logotipo no volante.

Mas demorou para o olhar atento dos fotógrafos espiões da época perceber a mudança, pois a Peugeot teve muito cuidado para não deixar o menor centímetro quadrado exposto no porta-malas ou no capô. O resultado ainda fica um pouco borrado, mas para que os curiosos fiquem tranquilos, não será necessário esperar a apresentação do 308 “3” para ver o novo logo de vez.

A Peugeot reservou o dia 25 de fevereiro para a revelação da “nova identidade de marca”. O novo logotipo será, portanto, apresentado nesta ocasião e é de fato o futuro 308 que o usará primeiro. De acordo com as primeiras fotos roubadas, o 11º logotipo da Peugeot desde 1905 será francamente inspirado no que foi visto no conceito e-Legend de 2018 . Devemos, portanto, encontrar um triângulo encarcerando uma cabeça de leão e o nome “Peugeot”. Este novo logotipo deve, portanto, ser muito semelhante ao da década de 1960, inaugurado em sua época pelo 404.

Um logotipo para toda a gama? Desde 1975 a Peugeot se manteve fiel a um leão em pé, que foi modernizado em 1998 e 2010. Mas essa sigla muito humanizada, quase evocando um leão andando, deu mais dinamismo. O retorno a uma cabeça de leão “simples”, juba ao vento, vista apenas no coupé e-Legend não é, portanto, um acidente.

Corresponde à vontade de ir ao mercado de luxo manifestada pelo fabricante de Sochaux nos últimos anos, sem deixar de andar na onda neo-retrô para apelar às memórias dos nostálgicos. Resta saber quem, após o novo 308, em imagem projeção, poderá se beneficiar dele na faixa. Se a lógica quiser que todos os Peugeot atuais herdem isso, o fabricante também pode reservá-lo para esses modelos mais sofisticados, como o 508, mas também a 3008 e 5008 .

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close