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Cotado para desembarcar no Brasil, o C4 elétrico agrada que os conduziu! Mais caro, mas mais-verde que os seus irmão com motor de combustão, o Citroën ë-C4 se candidata como a melhor proposta da gama do familiar da marca francesa.

O Citroën ë-C4 quer ser a alternativa às versões com motor de combustão do C4 e ao mesmo tempo que tenta fazê-lo, coloca na “mira” de potenciais concorrentes como o Volkswagen ID.3. Admiti-se que procurar diferenças estéticas entre o ë-C4 e o C4 com motor de combustão é uma tarefa que se pode revelar frustrante. Afinal de contas, um design futurista para essa modalidade elétrica se revelou pouco viável comercialmente.

A verdadeira diferença entre o ë-C4 e os seus irmãos está, debaixo do capô. Aí encontramos um motor elétrico com 100 kW (136 cv) e 260 Nm e a alimentá-lo uma bateria de 50 kWh de capacidade.

É o mesmo sistema de propulsão elétrica dos Peugeot e-208 GT, já avliado por dirigindoautos. Os 50 kWh da bateria permite anunciar uma autonomia de 350 km para o ë-C4, um valor que o coloca na média do segmento neste campo. Mas passando do “papel” para o mundo real, será que cumpre?

No que tange à autonomia há muitos relatos dos que conduziram o elétrico os números ficaram um pouco longe dos valores oficiais, conseguido numa utilização normal perto dos 300 km por carga. Neste campo, ë-C4 podia se beneficiar de tecnologias de modos de regeneração de energia existentes, claro o valor do veículo ficaria mais caro, situação que não agradaria em nada os dirigentes do grupo Stellantis, “Guarda-chuva das marcas, como a, Peugeot, Citroën, Fiat, Opel e as americanas Jeep e Dodge.

Já no campo do desempenho, os 0 aos 100 km/h são cumpridos em 9,7s (no modo Sport melhora um pouco), contudo os 1616 kg não facilitam a vida dos 136 cv e 260 Nm, fazendo com que os números sejam apenas medianas.

Ainda assim, os números anunciados pela Citroën averbados pelo C4 a combustão com o propulsor 1.2 turbo Puretech de 130 cv (9,4s) ficaram bem próximo, espera-se que com o avanço da tecnologia, esses números de emissões Zero melhorem ainda mais.

Com o futuro mais perto e os elétricos ganhando espaço “nem sempre aquela máxima de carro mais leve é mais eficiente, com os modelos zero emissão, “Mais pesado melhor”, melhor dinâmica?
Contrariamente ao que seria de esperar, a massa adicional da bateria e, sobretudo, o seu posicionamento no chão da plataforma — baixando o centro de gravidade — acabaram por beneficiar o… comportamento dinâmico do ë-C4 em relação aos outros C4.

O conforto do Citroën não ficou em segundo plano – ainda bem -, mas Mais pesado, melhor dinâmica?
Contrariamente ao que seria de esperar, a massa adicional da bateria e, sobretudo, o seu posicionamento no chão da plataforma — baixando o centro de gravidade — acabaram por beneficiar o… comportamento dinâmico do ë-C4 em relação aos outros C4.

Não, o conforto não passou para segundo plano (e ainda bem), o equilíbrio entre conforto e estabilidade saiu favorecido.

É impossível falar acerca do Citroën ë-C4 sem abordar a questão do preço. Na versão Shine, com níveis de acabamentos mais elevados, aqui mostrado o ë-C4 tem preços próximos dos Shine aqui mostrada (um dos níveis mais elevados), o ë-C4 vê o preço chegar em reais aos R$ 256.400. Já o C4 a gasolina com 130 cv, caixa automática e o mesmo nível de equipamento fica-se pelos ficaria em R$ 160.000.

Além do mais, apesar de ser uma proposta equilibrada dentro das cada vez mais opções elétricas no mercado, o Citroën ë-C4 fica bem próximo dos modelos mais equipados.

O ë-C4 É o carro certo para suas necessidades?
A escolha entre o Citroën ë-C4 e os C4 com motor de combustão depende, e muito, do tipo de utilização que pretendem dar ao carro. Se as deslocações habituais são, majoritariamente, feitas em circuito urbano o ë-C4 pode ser a escolha certa, mesmo tendo em consideração o expressivo diferencial de preço.

Nota: as imagens são oficiais da marca francesa.

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