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Antes de ser revelado no final de junho, a Citroën resolveu nesta semana levantar “as cortinas” e mostrar alguns detalhes do novo C4 cupê.

Depois da apresentação do Volkswagen Nivus cupê em maio deste ano, projetado e desenvolvido no Brasil, na mesma plataforma, MQB, do SUV T-Cross, agora chegou a vez da marca francesa Citroën apresentar o seu novo cupê C4 produzido na mesma plataforma modular CMP (Common Modular Plataform), a mesma que o grupo PSA ( Peugeot Citroën) investiu quase 250 milhões para modernizar a fábrica de Porto Real (RJ) a fim de prepará-la para produzir novos carros a partir deste ano.

Há dois anos a Citroën não tem mais um sedã compacto real em sua gama (seu alcance). É certo que desde o desaparecimento do C4 anterior em 2018, o C4 Cactus renovado tentou preencher essa lacuna, mas de tamanho muito pequeno (4,17 m) e em seu desempenho ele realmente não poderia se comparar com os concorrentes de peso, como Volkswagen Golf.

Esse papel parece ficar a cargo do novíssimo C4 cupê que você vê nesta matéria. E esse retorno aos negócios da marca Chevron neste segmento, o novo C4 não deve passar despercebido tanto no design quanto em sua construção, onde a marca espera surpreender o consumidor, tanto o europeu, como em outros países. No Brasil, o grupo PSA já investiu mais de 200 milhões para implantar a nova plataforma, porém sem se candidatar com muita força para fabricar esse modelo em Porto Real. Há informações muito consistentes que será produzido o novo Citroën C3 na nova plataforma CMP do novo C4 cupê, como dissemos na matéria publicada em 15 de maio deste ano. (clique aqui)

As dimensões mantidas em segredo sugerem que este novo C4 deve medir cerca de 4,40 metros de comprimento, o que significa que será um dos braços mais pesados ​​da categoria compacta, onde a média gira em torno de 4,30 m. Só como comparação, o nosso C4 Cactus mede 4,17 m. Um bom presságio para a habitabilidade e compartimento de bagagem com uma distância entre eixos que deve exceder 2,60 m. Para ter a informação correta é só esperar o dia 30 de junho, data de apresentação mundial do novo modelo.

A arquitetura deste painel se mostra bastante moderna com clássicos, os elementos essenciais do momento, como uma grande tela dos mostradores de velocidade, conta-girus e computador de bordo. No centro há um painel multimídia ultra moderno. Este cupê não cedeu em nenhum modo touch no console central, a presença de botões clássicos para controlar o ar condicionado. Quanto à alavanca de câmbio da transmissão automática aqui na foto, ela confirma a tendência de seletor de marchas usados em carros de maior valor.

A ideia da Citroën de carros hiperconfortável para seu portfólio, tem início no C4 Cupê que receberá amortecedores com batentes hidráulicos e assentos dianteiros projetados especificamente para abraçar os ocupantes. Com base na plataforma CMP do grupo PSA, igual a Opel Corsa ou a Peugeot 208 e 2008, a C4 não poderá, no entanto, receber um eixo traseiro multi-link, mas nada grave já que seus concorrentes também não o tem.

Além dos motores a gasolina PureTech de três cilindros 1.2 turbo, disponível também no Brasil, mas desenvolvido para motores flex (etanol e gasolina), possivelmente deverá ter uma versão 1.5 BlueHDi, que deve ser limitada a 100 cavalos, além de um movido a diesel. O novo C4 também terá a versão elétrica ë-C4, assim como o e-208 com o qual compartilha sua plataforma CMP. Terá a mesma corrente de tração, com um motor elétrico com potência de 100 kW (ou 136 cavalos) alimentado por uma bateria de íon de lítio com capacidade de 50 kWh. Resta saber qual será sua autonomia e, principalmente, seu preço. E claro, quando chegará ao Brasil.

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