Top Menu

O Sandero R.S. (primeiro carro da Renault Sport produzido fora da França) tem vendas restritas, com público fiel, e a nova versão do esportivo chega para continuar agradando, mas ganhou mudanças no visual e a mesma mecânica.

Visualmente a maior novidade fica para o desenho da traseira, agora com as lanternas duplas que invadem a tampa do porta-malas e o logotipo da Renault sobre um ressalto na chapa – lembrando que as lanternas são escurecidas no R.S. As rodas aro 17″ também são inéditas e as pinças de freio na cor vermelha foram herdadas da série especial Racing Spirit do R.S.

Por dentro, o R.S. manteve o volante exclusivo além de aproveitamento de algumas características do antigo Racing Spirit, como o teto com revestimento preto e os bancos com faixas duplas na cor vermelha. Nas portas, a região do apoio de braço recebeu tecido imitando fibra de carbono, para ressaltar a esportividade.

No painel, o quadro de instrumentos segue com aro vermelho para o velocímetro. Por fora, os adesivos laterais da Renault Sport receberam novo grafismo. Na frente, o feixe de LEDs segue no para-choque, e não no próprio farol como nas demais versões do Sandero 2020.

Na usina de força, o conjunto motor, câmbio, suspensão, direção e freios, acertado pela Renault Sport, continua sendo o destaque do hatch. Segue com o 2.0 16V de 150 cv e 20,9 kgfm ligado ao câmbio manual de 6 marchas com relações curtas. O coletor de admissão mais largo e o duto de admissão foram reposicionados para captar ar mais frio, sem falar no sistema de escape redimensionado e no remapeamento da central eletrônica, refletindo positivamente no desempenho.

Segundo números da Renault, o R.S. acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 202 km/h. O ruído encorpado do escapamento, a direção eletro-hidráulica, em pista de competição o R.S. entusiasma ao se transformar em um brinquedão de adulto, fãs de esportividade. A dianteira aponta fácil nas curvas, enquanto a traseira acompanha de forma afiada (o R.S. é 2,5 cm mais baixo que o restante da linha). Os pneus de perfil baixo é o 205/45 Michelin Pilot Sport 4, antes eram restritos à versão Racing Spirit, agora vêm de série.

O peso da direção passa a ser benéfico para que o motorista com inspirações esportivas tenha mais controle da situação. E o câmbio manual de seis marchas eleva a interação homem/máquina, que só uma transmissão mecânica consegue fazer. Os engates são mais precisos que os de um Sandero convencional, mas o curso poderia ser ainda mais curto, principalmente na sexta marcha como são as relações de esportivos.

O R.S. tem bom custo/benefício que parte de R$ 70.690. O pequeno hatch esportivo está disponível nas cores vermelho Fogo (inédita), prata Étoile e preto Nacré. A lista dos principais itens de série inclui assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), central multimídia Media Evolution, ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve aro 17″ diamantadas.

Ficha técnica:

Motor 2.0 flex 4 cilindros em linha

Cilindrada 1998 cm3

Potência 150 cv (A) 145 (G)
Torque 20,9 kgfm (A) 20,2 (G)

Transmissão Câmbio 6 marchas

Suspensão Dianteira Independente McPherson Molas helicoidal
Traseira Eixo de torção molas helicoidal

Freios Dianteira Disco ventilado e Traseira Disco sólido

Direção Eletrico-hidráulica

Pneus Dianteiros 205/45 R17 Traseiro 205/45 R17

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close