Top Menu

Na avaliação de DirigindoAutos, as primeiras impressões do SUV BYD Song Plus DM-i entre circuito urbano e estrada. Dentro do carro você roda com o conforto proporcionado zero ruídos ou vibrações do motor a combustão, tão pouco, os passageiros, sente os incômodos dos pequenos solavancos das trocas de marchas.

A bordo do Song Plus DM-i, o novo SUV da BYD Brasil, que estreia no país por R$ 269.990. Além do conforto proporcionado pela suavidade e silêncio, a sua autonomia acima de 1.000 km – algo inimaginável em um veículo de passeio puramente a combustão.

Quem vê assim, imagina que o Song Plus tem o tamanho aproximado de Audi Q7, essa semelhança no tamanho e equilíbrio das linhas, tem sua razão de ser, já que o desenvolvimento do modelo da BYD é mérito da equipe de design comandada por Wolfgang Egger (ex Audi ), que entra nessa lista de designers que a China vem importando da indústria automobilística europeia.

A surpresa é descobrir que o Song Plus, com seus cinco lugares, tem porte bem semelhante ao do Audi Q7 de sete lugares. Essa opção da BYD para um SUV de grande porte para apenas cinco passageiros, mesmo com o entre-eixos de 2,76 cm que se traduzem em mais conforto para os ocupantes e um porta-malas invejável de 574 litros.

No interior do BYD Song Plus DM-i foi concebido para oferecer um elevado nível de sofisticação, que inclui um conjunto de elaborados detalhes artísticos e desenvolvido para proporcionar aos usuários uma experiência mais esportiva.

A surpresa é entrar no carro e descobrir que o Song Plus, com seus cinco lugares, mesmo com porte bem semelhante ao do Audi Q7 de sete lugares. Essa opção da BYD para um SUV de grande porte para apenas cinco passageiros, mesmo com o entre-eixos de 2,76 e 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura e entre eixos de 2.765 mm, o maior de sua categoria. Seu peso em ordem de marcha é de 1.700 kg.

O conforto também ilustra muito bem a qualidade do novo veículo da BYD. Os assentos, por exemplo, se adequam perfeita e ergonomicamente ao corpo humano. Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes, além de melhor acessibilidade. Os assentos são bem confortáveis, permitem reclinação do encosto e oferecem excelente comodidade extra às pernas. Além disso, os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável e materiais sofisticados.

O painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas, que conta com display de fácil visualização e múltiplas informações. Além de ótima resolução e moldura ultra estreita, proporciona um prazer visual pela progressividade de design. Desenvolvida em sistema Android, conta com monitoramento em tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos periféricos. Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar, que trazem um toque bem diferenciado.

Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8″, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac, uma das empresas de maior prestígio na indústria automotiva. Assim, o modelo traz uma verdadeira cabine imersiva de música comparável às principais modelos de automóveis premium do mercado.

O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução (Wireless), saída de ventilação traseira e entradas USB. Conta também com outros diferenciais, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.

A segurança, ativa e passiva, está retratada em cada detalhe do BYD Song Plus DM-i. Por exemplo, o modelo possui suspensão independente McPherson na dianteira e independente multi-link na traseira. O novo SUV super híbrido plug-in da BYD permite ajustes automáticos de suspensão, adequados para os deslocamentos do dia a dia. Dependendo do tipo de piso, absorve as irregularidades com total controle, oferecendo uma condição dinâmica suave e confortável. O sistema de freios é do tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A tração do modelo é dianteira (FWD).

O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como suas câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão. Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.

Conta com outros diferenciais, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.
Seis airbags (dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.

Propulsão: A tecnologia super híbrida DM-i. É capaz de mesclar os modos de utilização. Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias, de forma inteligente, aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico. Ou seja, o sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética. São 3 módulos de direção na tecnologia híbrida do Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série

O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. Essa possibilidade oferece todas as vantagens de alto torque, alta eficiência e baixo ruído do motor. É o módulo adequado para uso urbano: econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil. Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão, mais a geração de energia de alta eficiência.

Geralmente em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico: baixo consumo de combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos puramente elétricos. E o modo HEV série, que entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.

O BYD Song Plus DM-i, já está disponível, tem preço sugerido em R$269.990. A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade® contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close