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Anos depois da Volkswagen ter inaugurado sua produção em larga escala da linha de motores turbo 1.0 e 1.4 TSI, em 2015, chegou a vez da Fiat do Grupo Stellantis inaugurar nesta quarta (10/03) a sua produção de motores turbo da família GSE na sua planta industrial de Betim (MG). Com isso, coloca um ponto final em deixar a Volkswagen caminhar sozinha na produção de motores turbo downsizing, propulsores pequenos com grande potência.

Carlos Tavares, Mike Manley e Antonio Filosa

A mais nova unidade de produção da Stellantis, localizada no Polo Automotivo Fiat de Betim, inicia a fabricação da família de motores GSE Turbo apresentado pelo português Carlos Tavares, CEO global da Stellantis em visita ao Brasil. Tavares, acompanhado de Manley, Head of Americas, e de Antonio Filosa, CEO para a América do Sul, se impressionaram com a estrutura montada em Betim.

A fábrica tem capacidade inicial de produção de 100 mil unidades por ano e exigiu recursos da ordem de R$ 400 milhões, incluindo investimentos de fornecedores e Pesquisa & Desenvolvimento. Esta é a primeira fase da planta, que começa a fabricar imediatamente o motor de quatro cilindros turbo e, ainda em 2021, terá expansão com novos investimentos adicionais da ordem de R$ 100 milhões e o início da produção do propulsor de 1.0 de três cilindros turbo.

“A inauguração desta planta de motores turbo representa um passo estratégico na direção de ampliarmos nossa presença na América Latina. Também traz muitas possibilidades para nossa gama de produtos, pois os motores GSE Turbo reúnem as melhores tecnologias de desempenho e sustentabilidade, com ganhos no consumo de combustível e redução de emissões. Esta nova produção será fonte de grande orgulho e motivação para todos nós”, acrescentou Antonio Filosa, CEO da Stellantis para a América do Sul.

“A Stellantis abre uma nova era para nossa presença sustentável na América Latina e o início da produção desse motor GSE Turbo de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira. Estou convencido de que nossos talentosos e comprometidos funcionários farão o possível para garantir a satisfação de nossos clientes”, concluiu, Carlos Tavares, CEO mundial da Stellantis, por ocasião de sua primeira visita ao Brasil desde a criação do Grupo, em janeiro.

Com mais economia de combustível, melhor desempenho e menos emissões de CO2, a nova família GSE Turbo, que começa a ser produzida na planta de Betim, o 1.3L teve os dados revelados — abastecido com gasolina entrega 180 cv e 27,5 mkgf. É o mesmo número que ele disponibiliza na Europa. Já os números da versão 1.0 turbo serão divulgados posteriormente, possivelmente com o lançamento do primeiro SUV da marca, baseado no hatch Argo.

Estreia: O Jeep Renegade, com seis anos de mercado e uma atualização no design em 2019, será o primeiro modelo aqui nas Américas a ser abastecido com esse motor 1.3L GSE Turbo de 180 cv, ganhando sobrevida e se mantendo na liderança de mercado até a chegada da segunda geração em 2022. (Clique Aqui)

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