Top Menu

O Grande Prêmio da Espanha, disputado neste domingo (16/08), em Barcelona, teve o domínio total do inglês Lewis Hamilton, que nem na largada sua liderança foi ameaçada. Em primeiro colocado e abrindo boa distância dos adversários, Hamilton viu de longe a disputa que acontecia entre o finlandês Valtteri Bottas e o holandês Max Verstappen, aconpanhados pelo canadense Lance Stroll. Os dois últimos estavam com melhor desempenho e superaram com facilidade o piloto da Mercedes 77, Bottas, que caiu para quarto.

A partir dai nada mudou entre os líderes. Somente perto da volta 20 é que Bottas retomou a posição Stroll, assumindo o terceiro lugar, mas sem a menor disposição de tentar recuperar a segunda posição ocupada por Verstappen. Depois, só se viu paradas nos pits sem mudanças nas posições. A corrida em Barcelona só não foi mais chata, por conta da possibilidade de chuva a partir da volta 50 anunciada pela Ferrari pelo rádio para Vettel.

Como a chuva não veio, a corrida continuou monótona. Restou uma última possibilidade já que a sete voltas do final, em seu segundo pit, Bottas colocou os pneus macios (vermelho) para tentar buscar Verstappen, superá-lo e retomar a segunda posição, perdida na largada da corrida. Mas não deu e teve que se contentar com o teceiro lugar no pódio. Com esse resultado viu a vice-liderança do campeonato nas mãos do Verstappen ficar mais distante.

Com mais esta vitória, a quarta na temporada, e a octagésima oitava na carreira, Hamilton está a três do recordista Michael Schumacher com 91. O domínio de Lewis Hamilton nesta temporada é grande e o inglês parece focar em quebrar os recordes do alemão entre vitórias e títulos — Hamilton tem 6, contra os 7 do alemão. Em Barcelona, Lewis saiu com mais um recorde: o de maior números de pódios na categoria, com 156, contra 155 de Schumacher. Pelo andar da “carruagem”, com esse domínio, Hamilton pode se tornar o maior piloto da história se superar o alemão em vitórias e igualar o número de títulos em sete.

A prova em Barcelona teve dois destaques: Primeiro os carros da Racing Point, acusada de plágio dos dutos de freios da Mercedes, que no treino classificatório de sábado (15/08), ficaram entre os cinco melhores, com o mexicano Sérgio Perez em quarto e Lance Stroll em quinto. Na corrida, os dois também ficaram entre os cinco primeiros, mas neste caso com as posições invertidas com o canadense Stroll em quarto.

O segundo destaque foi os vários problemas vividos pela equipe Ferrari, nesta temporada e principalmente neste final de semana, quando os dois pilotos foram abaixo das expectattivas. No caso do alemão Sebastian Vettel apesar do baixo desempenho, teve sorte pelos abandonos dos concorrentes e com 37 voltas com um só o jogo de pneus macios (foto), herdou posições terminando a corrida em sétimo lugar, marcando quatro pontos importantíssimos.

Ja o Monegasco Charles Leclerc, foi “premiado” com a falta de sorte pela falha técnica do motor que apagou no meio de uma curva, provocando uma rodada do piloto e o abandono na prova, sem marcar pontos. A próxima etapa acontece daqui a duas semanas, dia 28 de agosto, com a sétima etapa, o GP da Bélgica em SPA Francorchamps. Confira abaixo a classificação completa.

CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA

  1. Lewis Hamilton, Mercedes
  2. Max Verstappen, RBR
  3. Valtteri Bottas, Mercedes
  4. Lance Stroll, Racing Point
  5. Sergio Perez, Racing Point
  6. Carlos Sainz, McLaren
  7. Sebastian Vettel, Ferrari
  8. Alexander Albon, RBR
  9. Pierre Gasly, AlphaTauri
  10. Lando Norris, McLaren
  11. Daniel Ricciardo, Renault
  12. Daniil Kvyat, AlphaTauri
  13. Esteban Ocon, Renault
  14. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  15. Kevin Magnussen, Haas
  16. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  17. George Russell, Williams
  18. Nicholas Latifi, Williams
  19. Romain Grosjean, Haas
  20. Charles Leclerc, Ferrari

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

1.Lewis Hamilton, Mercedes, 132 pontos
2.Max Verstappen, RBR, 95 pontos
3.Valtteri Bottas, Mercedes, 89 pontos
4.Charles Leclerc, Ferrari, 45 pontos
5.Lance Stroll, Racing Point, 40 pontos
6.Alexander Albon, RBR, 40 pontos
7.Lando Norris, McLaren, 39 pontos
8.Sergio Perez, Racing Point, 32 pontos
9.Carlos Sainz, McLaren, 23 pontos
10.Daniel Ricciardo, Renault, 20 pontos
11.Sebastian Vettel, Ferrari, 16 pontos
12.Esteban Ocon, Renault, 16 pontos
13.Pierre Gasly, AlphaTauri, 14 pontos
14.Nico Hulkenberg, Racing Point, 6 pontos
15.Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 2 pontos
16.Daniil Kvyat, AlphaTauri, 2 pontos
17.Kevin Magnussen, Haas, 1 ponto
18.Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
19.Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
20.George Russell, Williams, 0 ponto
21.Romain Grosjean, Haas, 0 ponto

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

1.Mercedes, 221 pontos
2.RBR, 135 pontos
3.Racing Point, 63
4.McLaren, 62 pontos
5.Ferrari, 61 pontos
6.Renault, 36 pontos
7.AlphaTauri, 16 pontos
8.Alfa Romeo, 2 pontos
9.Haas, 1 ponto
10.Williams, 0 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close