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Modelo vendido como versão “aventureira” no fechamento desta avaliação, tem preço sugerido, salgado, de R$ 72. 790, preço salgado para esse pequeno, chamado de SUV dos compactos.

Os carros populares, chamados de básico estão fora de moda. Modelos que se propunham a ser o mais simples possível para conquistar a consumidores de poucos recursos, nos últimos anos desapareceram das lojas Quem sobreviveu teve de se adaptar. às novas regras impostas pelas leis, e não conseguiu fugir dos aumentos de preços. Este é o caso do Renault Kwid 2023 e o Fiat Mobi, são bons exemplos. Com isso a Renault apostou em uma versão “aventureira”, chamada de Outsider, avaliado por DirigindoAutos,

Mas para seguir a caminhada, o Kwid, que insiste em dizer que é o SUV dos compactos??? Buscou evoluir. O primeiro passo foi adaptar o lineup. De cara matou a versão de entrada Life, passando a oferecer apenas as configurações Zen, Intense e Outsider. O segundo, claro, foi mexer nos preços. Ter um compacto da Renault, agora, não sair por menos de R$65.000.

A Renault deu uma renovada simplória no visual externo, e muito pouco no design interno, Exigido pela lei de emissões, promoveu evoluções pontuais no motor 1.0 SCe de três cilindros aspirado e incorporou novos equipamentos, como sistema Start-Stop (desliga e liga o motor automaticamente em paradas mais longas), assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus e controle de estabilidade.

Porém, mantendo as medidas do Kwid original, entre elas, o porta-malas com capacidade para apenas 290 litros. Na avaliação do dirigindoautos tivemos a oportunidade de avaliar a a Versão Outsider (R$ 72.790), mesmo sendo chamado de pequeno aventureiro, passa muito longe de experiência no fora de estrada. As diferenças em relação às outras versões estão nas barras no teto, em apliques plásticos nas laterais e na parte inferior dos para-choques e nos revestimentos internos em cores exclusivas.

As rodas de liga leve são de 14’’ e diamantadas de três furos. O teto bíton é opcional e está disponível apenas para versão Intense. No Kwid 2023, a principal mudança estética está na dianteira, com grade e para-choque redesenhados, o modelo agora traz DRL em LED na parte superior e faróis de dupla parábola logo abaixo. No Kwid 2023 os faróis de neblina foram suprimidos. O resultado é um Kwid mais chamativo.

Na traseira o para-choque também é novo e tem refletores nas extremidades, as lanternas exibem novo grafismo e assinatura em LED. E no centro do símbolo da marca francesa está a câmera de ré, que vem de fábrica a partir da configuração Intense.

O painel de instrumentos, continua pequeno, mas agora não tem ponteiros, e a iluminação é de LED. No centro está o computador de bordo com velocímetro digital. Na versão Outsider eles são revestidos com novo tecido com detalhes em material sintético e costuras em verde Citron.

Até mesmo a central multimídia Media Evolution, a tela com maior sensibilidade ao toque, passou de 7’’ passou para 8 polegadas e o sistema se conecta a Android Auto e Apple CarPlay por cabo (tem apenas uma entrada USB). A posição dos botões dos vidros elétricos, causam desconforto, já que ficam entre a tela da central e os comandos do ar-condicionado, onde é necessário ficar com o braço esticado para baixar ou subir os vidros completamente. Atrás, as velhas manivelas comandam a abertura das janelas.

O motor 1.0 traz algumas melhorias, como sistema de partida a frio e uma nova central eletrônica (ECU). Em termos de performance, com a nova lei de emissões o “SUV” saltou de 70 cv para 71 cv de potência a 5.500 rpm, quando abastecido com etanol. Já o torque pulou de 9,8 kgfm para 10 kgfm, entregues a 4.250 giros. No dia a dia, esses ganhos são imperceptíveis.

A parte negativa deste motor é vibração dos três cilindros. O ruído quando se pisa fundo no acelerador o barulho invade a cabine. Um melhor revestimento acústico seria uma evolução bem-vinda. Mas o mais evoluído deste kwid Outsider é o sistema Start-Stop. (Ao parar no semáforo, o motor desliga de uma maneira muito sutil, mas perceptível pelo fim das vibrações. E o propulsor volta à “vida” com agilidade, assim que, ainda com o pé no freio, se pisa na embreagem para engatar.

De acordo com a Renault, essa tecnologia proporciona um consumo até 5% menor. Na cidade, a economia passou de 14,9 km/l para 15,3 km/l, quando abastecido com gasolina.

E por fim, Esse Kwid 2022 outsider é equipado com controle de estabilidade. Durante a avaliação o sistema não entrou em ação, mas ele está lá para qualquer urgência. E, ainda falando em segurança, os quatro airbags foram mantidos.

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