Top Menu

Coincidências a parte: Pierre Gasly vence pela primeira vez na Fórmula 1 e de quebra dá a primeira vitória para a nova AlphaTauri Honda, ex-Toro Rosso, que teve a única vitória na categoria, também em Monza, na primeira vitória do alemão Sebastian Vettel, que se tornou tetra-campeão mundial da Fórmula 1. Outra coincidência é que Gasly deu para a França mais uma vitória na categoria, 24 anos depois de outro francês, Olivier Panis, que venceu em Monaco com a equipe francesa Ligier Honda,(foto) isto quando Gasly completava três meses de vida.

Na largada Lewis Hamilton controlou sua Mercedes com segurança, nunca visto, mantendo a liderança e melhor, seu companheiro, Valtteri Bottas foi superado por Carlos Sainz da McLaren ao final da primeira volta. Bottas, atrapalhado, caiu da segunda para a sexta posição. Hamilton caminhava para mais uma vitória, a 90ª, diminuindo para uma, a diferença para se igualar ao recorde do alemão Michael Schumacher com 91.

Até a vigésima volta Hamilton tinha mais de 12 segundos de vantagem sobre a Racing Point do canadense Lance Stroll, e tudo levava a crer que teríamos um final de uma cena de “vale a pena ver de novo”, com o inglês vencendo mais uma. Mas o destino quis outro roteiro, com o francês Pierre Gasly estreando no ponto mais alto do pódio.

Mas a vitória do francês não foi nada fácil, pois depois de largar em décimo lutou muito para manter a posição, segurando os ataques do monegasco Charles Leclerc, com a poderosa Ferrari. Na volta 20, com a entrada do safety car, provocada pelo abandono do piloto dinamarquês Kevin Magnussen com problemas no motor Ferrari da americana Haas, Gasly ocupava a terceira posição, atrás do canadense da Racing Point, Lance Stroll e do líder Hamilton. Foi aí que a vitória de Gasly começou a ser desenhada.

Com o carro de segurança na pista todos foram para o pit trocar os pneus, menos o canadense. O líder Hamilton se antecipou, sendo o primeiro a entrar, seguido pelo italiano Antonio Giovinazzi da Alfa Romeo, mas os dois não perceberam que entraram com o pit fechado, o que lhes rendeu uma punição de um stop&go de 10 segundos para ambos. O restante entrou com o pit aberto para a troca de pneus e não receberam punição. Mas na volta 25 a bandeira vermelha foi acionada, interrompendo a corrida, provocada por uma batida forte de Leclerc, que assumiu o erro, destruindo sua Ferrari na barreira de proteção.

Na relargada, meia hora depois, Hamilton com pneus duros era o líder seguido por Gasly, por Carlos Sainz e Stroll. Gasly, sem acreditar, sabia que o Lewis teria que entrar nos boxes para cumprir a punição. Já sentia sair de Monza com sua primeira vitória na categoria. Com a punição cumprida, Hamilton voltou à pista na última posição, com Gasly assumindo a liderança, seguido da McLaren do espanhol Carlos Sainz e de Lance Stroll, em terceiro. Hamilton com a punição cumprida fazia voltas e mais voltas rápidas, mas nada suficiente para vencer, terminando a corrida na sétima posição.

A sorte do inglês da Mercedes na luta pelo título foi ver que seus principais adversários, Valtteri Botas e Max Verstappen, com desempenho ruim em Monza, ficaram fora do pódio, com Bottas em quinto e Versttapen abandonando a poucas voltas da bandeira quadriculada ser agitada para Pierre Gasly. Com isso, Hamilton na tabela de classificação continua líder com 164 pontos, mantendo os mesmos 47 pontos de vantagem que tinha na última etapa para o segundo, que volta a ser Bottas com 117 pontos.

A lamentação dos italianos que não puderam comparecer em Monza foi ver pela TV o fiasco das Ferraris, com os pilotos Vettel e Leclerc, e ver a histórica vitória do francês pela TV nos boxes. A próxima etapa, a nona, acontece daqui a uma semana na mesma Itália, mas na pista da Ferrari em Mugello. Confira abaixo a classificação completa.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Pierre Gasly, AlphaTauri
  2. Carlos Sainz, McLaren
  3. Lance Stroll, Mercedes
  4. Lando Norris, McLaren
  5. Valtteri Bottas, Mercedes
  6. Daniel Ricciardo, Renault
  7. Lewis Hamilton, Mercedes
  8. Esteban Ocon, Renault
  9. Daniil Kvyat, AlphaTauri
  10. Sergio Perez, Mercedes
  11. Nicholas Latifi, Williams
  12. Romain Grosjean, Haas
  13. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  14. George Russell, Williams
  15. Alexander Albon, RBR
  16. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  17. Max Verstappen, RBR
  18. Charles Leclerc, Ferrari
  19. Kevin Magnussen, Haas
  20. Sebastian Vettel, Ferrari

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Lewis Hamilton, Mercedes, 164 pontos
  2. Valtteri Bottas, Mercedes, 117 pontos
  3. Max Verstappen, RBR, 110 pontos
  4. Lance Stroll, Racing Point, 57 pontos
  5. Lando Norris, McLaren, 57 pontos
  6. Alexander Albon, RBR, 48 pontos
  7. Charles Leclerc, Ferrari, 45 pontos
  8. Pierry Gasly, AlphaTauri, 43 pontos
  9. Carlos Sainz, McLaren, 41 pontos
  10. Daniel Ricciardo, Renault, 41 pontos
  11. Sergio Perez, Racing Point, 34 pontos
  12. Esteban Ocon, Renault, 30 pontos
  13. Sebastian Vettel, Ferrari, 16 pontos
  14. Nico Hulkenberg, Racing Point, 6 pontos
  15. Daniil Kvyat, AlphaTauri, 4 pontos
  16. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 2 pontos
  17. Kevin Magnussen, Haas, 1 ponto
  18. Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
  19. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
  20. Romain Grosjean, Haas, 0 ponto
  21. George Russell, Williams, 0 ponto

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. Mercedes, 281 pontos
  2. RBR, 158 pontos
  3. McLaren, 98 pontos
  4. Racing Point, 82 pontos
  5. Renault, 71 pontos
  6. Ferrari, 61 pontos
  7. AlphaTauri, 47 pontos
  8. Alfa Romeo, 2 pontos
  9. Haas, 1 ponto
  10. Williams, 0 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close