Top Menu

Foto ilustrativa| Fiat/Divulgação

Modelo inédito será feito sobre plataforma modular global do Peugeot 208 na fábrica de Betim (MG)

Quando a Stellanis foi criada no inicio de janeiro de 2021, a marca anunciou que ali foi criado um grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional formado a partir da união da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group. No pronunciamento inaugural o presidente da stellantis, o português Carlos Tavares, garantia que esse grupo com sede em amsterdã traria ganhos para as empresas participantes nos principais mercado automotivo mundial.

Foto ilustrativa| Fiat/Divulgação Conceito Centoventi do CentroStileFiat design é inspiração para novos modelos compactos

Aqui na região Tavares garantia lançamento de 16 novos produtos até 2025 para todas as marcas do conglomerado, ou seja carros franceses, como Peugeot e Citroën utilizando motores e transmissões da italiana Fiat, caso dos compactos 208 da marca do leão com o propulsor 1.0 FireFlay e o recém chegado SUV C3 da Citroën que compartilha o motor mineiro 1.0 Fire de três cilindros.

Plataforma modular CMP

Agora chegou a vez dos carros italianos Fiat compartilhar a super premiada plataforma modular CMP da peugeot. Em matéria publicada pelo jornalista Bruno de Oliveira, do site Automotive Business esse compartilhamento está próximo de se tornar realidade . Depois de perceber o grandes ganhos de uma plataforma modular, como a utilizada nos modelos Toro, nos SUVs Pulse e Fastback, agora a Fiat vai atrás da plataforma modular CMP do grupo PSA Peugeot Citroën, utilizada na América Latina para a produção dos Peugeot 208 (na Argentina) e Citroën C3 (na fábrica brasileira de Porto Real (RJ).

Arquivo/dirigindoautos

Segundo Bruno do Automotive , a Stellantis já trabalha em um novo modelo que será produzido em Betim (MG). Provisoriamente conhecido pelo codinome F1H, o veículo será fabricado sobre uma plataforma derivada da CMP, que é utilizada no Peugeot 208 e no Citroën C3. A informação foi revelada por fonte ligada à montadora.

De acordo com o interlocutor, trata-se de um veículo Fiat que fará parte de um novo ciclo de investimentos da Stellantis, que ainda não foi anunciado. Entretanto, ainda não há definição a respeito do modelo em questão tampouco o nome a ser utilizado.

“Nós herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim”, afirmou a fonte ao Bruno, que conclui, mesmo com poucos detalhes sobre o novo modelo, é possível chegar a um palpite. O produto será um veículo compacto, uma vez que a plataforma em questão é a mesma de 208 e C3. Também corrobora para essa suspeita o codinome do projeto (F1H), que segue o padrão adotado pela Fiat no passado. Antes de ser lançado, o Mobi era conhecido como “projeto X1H”.

Esse novo modelo faz parte de um novo ciclo de investimentos da empresa, ainda não anunciado Ou seja especula-se que esse novo compacto da Fiat poderá sair do forno já para o segundo semestre de 2024.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close