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Texto: Silvio Porto

Fotos: Divulgação

Marca com sede as margens da rodovia Anchieta, (SP), foi primeira montadora a lançar, em 2003, a tecnologia Flex, que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção;

Tecnologia marcou uma mudança de paradigma na indústria, enquanto o Gol foi o primeiro carro a receber o motor com designação Total Flex, que está presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen brasileira.

Foi em março de 2003 que a marca alemã mostrou ao público o Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Substituto do Gol, o recém-lançado Polo Track é o mais novo modelo da marca a ser equipado com a tecnologia. E mais do que toda a sua gama de veículos nacionais com propulsores flexíveis, a Volkswagen oferece ainda o Taos, fabricado na Argentina, também com motor flex.

A investigação da possibilidade de usar misturas de etanol e gasolina iniciou em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. Já com o novo governo, liderado pelo ex metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, no início de 2003, de pronto Lula apoiou o projeto FLEX. Com isso a Volkswagen tomou a decisão em implementar o Total Flex foi suportada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores, desenvolvida ao longo da década de 1990.

De lá para cá, muito mudou em termos de tecnologia. Com as rotinas de software ficaram mais sofisticadas, identificando de forma mais segura o combustível e adaptando rapidamente o motor. A Volkswagen aproveitou esse momento para lançar em 2009, a primeira versão de um carro Flex sem o “tanquinho” no “Polo eFlex”

Acreditando na tecnologia FLEX a Volkswagen fez uma parceria com empresas, para participar com a marca VW que possui o Programa Abasteça Consciente, que prevê incentivar o uso do etanol para abastecer os carros flex da Volks, com benefícios exclusivos de cada uma das empresas para os clientes.

Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 8 milhões de veículos flexíveis. Os dados contabilizam as vendas desde março de 2003 a fevereiro de 2023.

Os mais atentos pode estranhar a palavra pioneira no título entre aspas, Explico, para o publico consumidor, realmente a Volks foi a primeira. Mas essa história tem outros personagens.

A Ford no segundo semestre de 2002 levou um grupo de jornalistas, entre esses eu que escreveu este artigo e a jornalista Célinha (Célia Murgel), diretora de MotorCar, hoje DirigindoAutos, para a fabrica de Camaçari (BA), ali Os executivos da Ford, cheios de orgulho, nos mostraram o Fiesta com a tecnologia flex, desenvolvido pela Visteon, empresa do grupo da marca do oval.

Com isso esse Fiesta flex. mesmo com a apresentação estática, e dentro de um salão no interior o complexo industrial, se tornando o primeiro carro flex do Brasil visto por pessoas fora da fabrica, nesse caso nós jornalistas brasileiros.

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