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Já se passaram dois anos desde que vimos pela primeira vez o novo crossover elétrico da BMW, então chamado de iNext (Próximo i). Apresentava uma forma única e um estilo arrojado projetado especificamente para uma plataforma EV.

Agora vamos dar uma olhada no produto quase acabado, o BMW iX. Dizemos quase concluído porque a empresa tem alguns ajustes finos a fazer e algumas especificações para finalizar. Mas, caso contrário, é isso que estará aparecendo nos lotes dos concessionários no primeiro semestre de 2022.

O design é certamente um pouco atenuado em relação ao conceito, mas o design básico sobreviveu praticamente intacto. Tem duas grades dianteira, faróis e lanternas traseiras ultrafinos (os mais finos já instalados em um BMW) e um perfil exclusivo com nariz curto, pára-brisa longo e elegante e uma cabine longa que quase se projeta para fora das extremidades do carro. O design é bastante aerodinâmico, não apenas por causa da forma geral, mas também por causa da parte inferior plana e das persianas ativas. O CX é de 0,25 bem liso.

Os detalhes exteriores também são elegantes. A grade e quase mais um pára-brisa para o conjunto de sensores do carro. As câmeras, o radar e outros sensores estão escondidos atrás dele. As grades também possuem elementos de aquecedor e lavador para mantê-lo limpo em todas as condições de direção. As maçanetas das portas se acomodam perfeitamente nas portas impedindo qualquer atrito aerodinâmico. O emblema frontal se abre para revelar o bocal de fluido de lavagem, que é necessário porque o capô não abre. Qualquer coisa sob o capô é apenas para técnicos da BMW. O emblema traseiro esconde o pulverizador de lavadora para a câmera traseira.

O interior também é digno de um conceito. O destaque é a tela curva flutuante que apresenta duas telas embutidas. Na frente do motorista está um painel de instrumentos com cluster de 12,3 polegadas e à direita uma tela Infotainment de 14,9 polegadas, sensível que receberão um controlador iDrive via voz.

A BMW não mediu esforços para ocultar muitas coisas, como os alto-falantes, e os integrou cuidadosamente as saídas de ar para fornecer um interior simples e minimalista. O volante é único com uma forma hexagonal. O teto é panorâmico com uma sombra eletrocrômica, como os carros da marca de superesportivos McLarens. O banco traseiro foi projetado para evocar um lounge, com as bordas se mesclando com as portas.

O iX será movido por um par de motores elétricos com uma potência estimada de 500 cavalos, com o motor dianteiro acionando as rodas dianteiras e o motor traseiro acionando as traseiras. A BMW diz que o iX será capaz de ir de 0 a 62 mph em menos de 5 segundos. Uma bateria sob o piso fornece energia para os motores. A BMW não forneceu uma capacidade exata, mas estima que deve percorrer 300 milhas com uma carga no ciclo de teste da EPA (Environmental Protection Agency).

Pode carregar rapidamente, com uma taxa de 200 kW em um carregador rápido DC, o que significa que pode ser obtida uma carga de 80%, a partir de 10%, em menos de 40 minutos. Também será possível fazer 75 milhas em apenas 10 minutos. Este trem de força é parte de uma plataforma EV modular que irá sustentar outros BMWs futuros.

A produção do iX começa na segunda metade de 2021. O crossover chegará aos revendedores dos EUA na primeira metade de 2022. Por aqui estima-se que chegará no primeiro trimestre de 2023. lembrando que aqui no Brasil a BMW não fez sucesso com o seu elétrico i3. Como foi só um anúncio da oficialização da produção do modelo, a BMW não divulgou preço.

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