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A terceira geração do BMW X1 destaca-se desde logo pela introdução de uma inédita variante 100% elétrica, o iX1. O novo SUV de entrada da marca começa a chegar ao mercado europeu só em outubro. Por aqui no portfólio da BMW o SUV é o mais vendido, devendo chegar logo em seguida, provavelmente no primeiro trimestre de 2023.

O BMW X1, como SUV de entrada da fabricante alemã é também o seu mais vendido na Europa. Nesta quarta 01 / 06 a BMW revelou sua terceira geração e são muitas as novidades, a começar pela introdução do inédito iX1 totalmente elétrico.

O tópico da eletrificação é, de fato, um dos principais destaques na nova geração do SUV compacto da BMW que, além do elétrico iX1, reforça a aposta híbrida plug-in com duas versões com maior autonomia e adiciona sistemas mild-hybrid 48 V, as motorizações só a combustão são, xDrive23i (gasolina) e xDrive23d (diesel). Como no Brasil o diesel em carros de passeio não é permitido, se vier será com a versão xDrive23i, se vier?

Com o fim já anunciado da produção do BMW i3 para este mês de junho, o novo iX1 irá assumir o papel de elétrico mais acessível da marca bávara.

O iX1 xDrive30 integra a quinta geração da tecnologia BMW eDrive e surge com dois motores elétricos, um por eixo, que garantem uma potência máxima de 230 kW ou 313 cv (disponível apenas temporariamente, como um overboost) e um torque de 49,4 kgfm.

Valores suficientes para impulsionar o iX1 até aos 100 km/h em exatos 5,7s e alcançar eletronicamente limitados 180 km/h de velocidade máxima.

A alimentar os dois motores elétricos o novo iX1 dispõe de uma bateria de lítio montada no chão da plataforma, com 64,7 kWh de capacidade útil, dando ao iX1 uma autonomia máxima que varia de acordo com o equipamento, entre os 413 km e 438 km. Anuncia ainda consumos entre os 18,4 kWh e os 17,3 kWh.

O BMW iX1 traz de série carregador interno de série de 11 kW (corrente alternada) que pode ser, opcionalmente, de 22 kW, demorando, respetivamente, 6h30min e 3h45min a carregar dos 0 aos 100% a bateria. Usando corrente contínua, a potência de carga sobe para os 130 kW, permitindo acelerar o carregamento, como os anunciados 29 minutos para que a carga da bateria suba dos 10% até aos 80%.

BMW X1 híbridas plug-in

Num posto de carregamento que permita estas potências, 10 minutos bastam para adicionar energia suficiente para 120 km. Versões híbridas plug-in: Além da novidade elétrica iX1, há mais surpresas eletrificadas. Nesta nova geração, o BMW X1 passa a contar com duas variantes híbridas plug-in, as xDrive25e e xDrive30e.

BMW X1 combustão

Ambas combinam um motor a gasolina de três cilindros com 1,5 l que garante tração ao eixo dianteiro, com um motor elétrico que dá tração ao eixo traseiro. A diferenciá-las está a performance.

Comum a ambos está a bateria com 14,2 kWh de capacidade útil (antes no i3 era 8,8 kWh), que garante ao par de híbridos plug-in uma autonomia em modo elétrico entre 78 km e 89 km, um aumento expressivo em relação ao antecessor que entregava poucos mais de 50 km.

O carregador interno, considerado o mais potente, passou de 3,7 kW para 7,4 kW, que permite carregar a bateria por inteiro em 2,5 horas.

Também comum a todas as motorizações, exceção feita ao totalmente elétrico iX1, é a presença de uma caixa automática (dupla embraiagem) de sete velocidades — o novo X1 é o mais recente modelo a despedir-se da caixa de velocidades manual na BMW, como já adotado no renovado Série 3.

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