Top Menu

A 9ª vitória do holandês Max Verstappen começou a ser construída já no sábado (08/08) quando de forma corajosa arriscou uma estratégia diferente dos outros 19 pilotos que usaram os pneus médios, mais rápidos, porém menos duradouro. Verstappen fez seu melhor tempo no Q2 com os pneus duros, mais lentos, porém mais duradouro. Pelo regulamento, o piloto tem que largar na corrida com esse jogo de pneus.

Todos “torceram o nariz” para a estratégia do piloto da RBR de número 33, inclusive o líder do campeonato Lewis Hamilton. Já no Q3, última parte do classificatório, Verstappen se classificou para a corrida com o quarto melhor tempo, dando boas perspectivas para a prova deste domingo (09/08). Na largada a situação do Verstappen melhorou mais ainda quando assumiu o terceiro lugar na primeira volta, superando o reserva da Racing Point, o alemão Nico Hulkenberg.

Nas voltas 14 e 15 ficou clara a estratégia do Verstappen. Os pilotos da Mercedes, Valtteri Bottas, até então líder da prova, e Lewis Hamilton, o segundo com muitas bolhas nos pneus médios amarelos, anteciparam a entrada no pit para colocar os pneus duros brancos. Depois das trocas, na volta à pista, Bottas foi superado pelo corajoso Verstappen que continuava com os pneus duros do sábado e com uma parada a menos assumiu a liderança para construir a vitória em Silverstone, a nona de sua carreira, no GP de comemoração dos 70 da Fórmula 1.

A corrida vinha tranquila até a volta 32 quando Verstappen e Bottas entraram nos boxes para a segunda troca de pneus. Verstappen, que já estava de médios, voltou para os duros, iguais aos do Bottas que também repetia os duros. Hamilton, que nessas paradas assumiu a liderança temporária, faltando 10 voltas para o final da corrida foi para o pit repetindo a troca dos jogo de pneus duros pelos duros, o que resultou em uma melhora no rendimento da sua Mercedes conseguindo superar o companheiro de equipe para terminar a corrida em segundo.

Em terceiro, mais uma vez em Silverstone, repetindo o resultado da corrida da semana passada, chegou a Ferrari pilotada pelo monegasco Charles Leclerc. Com os resultados neste domingo, Hamilton aumentou sua vantagem na liderança da tabela de classificação em 30 pontos para o segundo colocado, agora Max Verstappen, deixando Bottas em terceiro com 34 pontos a menos, já que Lewis conseguiu o ponto extra pela volta mais rápida na prova.

Já na Racing Point, mesmo com todo a confusão deste final de semana, com a punição imposta pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), com a perda de 15 pontos na classificação de construtores e mais 400 mil Euros de multa por ter copiado os dutos de freios da Mercedes, os dirigentes do time canadense aprontaram mais uma. Nas voltas finais da corrida, quando o piloto reserva Hulkenberg estava em 5º lugar, a direção da equipe do pai do piloto Lance Stroll, ordenou que Hulkenberg entrasse no pit para mais uma troca de pneus. Essa manobra do time foi muito criticada, já que ficou claro que era para ajudar o filho do dono da equipe terminar a prova na frente do alemão.

Continuando com o tema Racing Point, o piloto alemão Sebastian Vettel, muito cotado para assumir uma vaga na equipe em 2021, na Ferrari, o piloto com quatro títulos na Fórmula 1, vai de mal a pior. Neste domingo chegou na modesta décima segunda posição, uma atrás da posição de largada, e pior, Vettel ainda teve que ver o jovem companheiro Charles Leclerc subir no pódio em terceiro. A próxima corrida acontece no dia 16 de agosto, com a sexta etapa na Espanha, no circuito de Barcelona, na Catalunha. Confira abaixo a classificação completa do GP de 70 anos da F1.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Max Verstappen, RBR
  2. Lewis Hamilton, Mercedes
  3. Valtteri Bottas, Mercedes
  4. Charles Leclerc, Ferrari
  5. Alexander Albon, RBR
  6. Passeio da Lança, Racing Point
  7. Nico Hulkenberg, Racing Point
  8. Esteban Ocon, Renault
  9. Lando Norris, McLaren
  10. Daniil Kvyat, AlphaTauri
  11. Pierre Gasly, AlphaTauri
  12. Sebastian Vettel, Ferrari
  13. Carlos Sainz, McLaren
  14. Daniel Ricciardo, Renault
  15. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  16. Romain Grosjean, Haas
  17. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  18. George Russell, Williams
  19. Nicholas Latifi, Williams
    NC. Kevin Magnussen, Haas

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Lewis Hamilton, Mercedes, 107 pontos
  2. Max Verstappen, RBR, 77 pontos
  3. Valtteri Bottas, Mercedes, 73 pontos
  4. Charles Leclerc, Ferrari, 45 pontos
  5. Lando Norris, McLaren, 38 pontos
  6. Alexander Albon, RBR, 36 pontos
  7. Passeio da Lança, Racing Point, 28 pontos
  8. Sergio Perez, Racing Point, 22 pontos
  9. Daniel Ricciardo, Renault, 20 pontos
  10. Esteban Ocon, Renault, 16 pontos
  11. Carlos Sainz, McLaren, 15 pontos
  12. Pierre Gasly, AlphaTauri, 12 pontos
  13. Sebastian Vettel, Ferrari, 10 pontos
  14. Nico Hulkenberg, Racing Point, 6 pontos
  15. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 2 pontos
  16. Daniil Kvyat, AlphaTauri, 2 pontos
  17. Kevin Magnussen, Haas, 1 ponto
  18. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
  19. Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
  20. George Russell, Williams, 0 ponto
  21. Romain Grosjean, Haas, 0 ponto

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. Mercedes, 180 pontos
  2. RBR, 113 pontos
  3. Ferrari, 55 pontos
  4. McLaren, 53 pontos
  5. Mercedes, 41 pontos
  6. Renault, 36 pontos
  7. AlphaTauri, 14 pontos
  8. Alfa Romeo, 2 pontos
  9. Haas, 1 ponto
  10. Williams, 0 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close