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Texto e fotos Silvio porto

O pequeno chinês lidera o portfólio da Jac, agora composto unicamente por veículos elétricos, a marca promoveu mudanças radicais na política de preços, anunciando consideráveis reduções na tabela. Tem casos que a redução chega a R$ 14.000 de diferença na comparação com os valores cobrados anteriores. A mudança foi tão generosa que fez a marca voltar a ostentar o “titulo” de veículo elétrico mais barato do mercado brasileiro.

Foto Latin Ncap

É o caso do mini compacto E-JS1, que custava R$ 159.900 e agora está sendo anunciado por R$ 145.900. Na prática o esse mini JAC, passa a ser o modelo EV mais acessível do país, desbancando o Caoa Chery iCar, oferecido por R$ 149.990. Mas é bom levar em conta que no teste de segurança, promovido pela agência de classificação uruguaia Latin Ncap o Jac E-JS1 levou pau nos testes. )

A entidade julgou o modelo como defasado no quesito segurança. O pequeno elétrico da JAC E-JS1 teve uma performance abaixo do esperado no crash test realizado pelo Latin NCap na segunda semana de dezembro deste ano, posicionado o compacto chinês com uma pontuação baixa na maioria dos requisitos avaliados pela entidade.

De acordo com a entidade, a avaliação de segurança dos veículos elétricos, assim como nos casos de modelos a combustão, é focada em adultos, crianças, pedestres/usuários vulneráveis das estradas (VRU) e tecnologias de assistência à segurança, utilizando o mesmo Protocolo de Avaliação, independentemente de qual é a propulsão.

Durante o teste de impacto frontal, requisitos como proteção proporcionada ao tórax do motorista, joelhos (condutor e passageiro), área dos pés, e estrutura do habitáculo, pesaram de forma negativa na avaliação do JAC E-JS1. No impacto lateral, proteção ao abdômen e tórax voltaram a ter performance ruim.

No quesito “segurança para as crianças” o modelo também não se saiu muito bem, principalmente por alguns padrões não seguirem os critérios do Latin NCAP. Apesar de possuir ancoragem ISOFIX e sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro, os componentes tomaram pau por não seguirem requisitos da entidade.

Ao pensar em um veículo, seja elétrico ou a combustão, é importante levar em conta os testes de impacto da agência Uruguaia que foi criada para elevar o nível de segurança dos veículos aqui na região.

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