Top Menu

A Fórmula 1 deverá ter uma nova casa a partir de 2021. Segundo o portal Meio & Mensagem, a Rede Globo de TV não renovou os direitos de transmissão da maior categoria do automobilismo do planeta. A emissora já teria até informado aos patrocinadores que a competição, um dos carros-chefe da grade esportiva do grupo, não voltará à grade na próxima temporada. A Globo vinha negociando com a Liberty Media, proprietária dos direitos comerciais, e de acordo com o Meio & Mensagem a emissora até chegou a propor uma revisão dos valores pelos direitos de transmissão, mas as duas partes não chegaram a um acordo.

O pacote publicitário para a transmissão da F1 na Globo sempre foi um dos mais relevantes do mercado. Para o atual campeonato, os patrocinadores Cervejaria Petrópolis, Nivea, Renault, Santander e TIM fecharam um acordo no valor de R$ 98,950 milhões cada um, em um total próximo dos R$ 500.000 milhões. Como a temporada de 2021 só começará em março, ainda há tempo para as partes entrarem em acordo.

Na história recente da Fórmula 1 no Brasil, no início da década de 80 vivemos momentos parecidos como este, quando não tínhamos pilotos brasileiros disputando títulos, e com isso a Globo abriu mão dos direitos da categoria, que na ocasião foram assumidos pela TV Band. Como castigo para a emissora carioca, o brasileiro Nelson Piquet ao final da temporada se candidatou ao título pilotando uma Brabham do poderoso Bernie Ecclestone. Com isso a Globo desistiu de desistir para retomar os direitos da categoria e teve a sorte de exibir a conquista do 1º título de três do brasiliense Nelson Piquet, mantendo os direitos da F1 até os dias de hoje.

Segundo especulações, a Band foi procurada novamente. O que se sabe é que a Globo já perdeu os direitos do MotoGP para a Rio Motorsports, que repassou a transmissão para a Fox Sports do Grupo Disney. A Rio Motorsports é mesma empresa que venceu a licitação para a construção de um autódromo no Rio de Janeiro, em Deodoro, para levar a categoria “mãe” do automobilismo para a “cidade maravilhosa”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close