Top Menu

A McLaren se tornou a primeira equipe de Fórmula 1 a revelar seu novo carro, o MCL35M, ao mundo antes da temporada de 2021, com Ricciardo e reedição de parceria com Mercedes. A equipe britânica de Woking volta a ser impulsionada pelos motores alemães em 2021, após parceria entre 1995 e 2014

Após uma pré-temporada agitada que viu a equipe trocar a unidade de força da Renault pelos da Mercedes e contratar Daniel Ricciardo, a McLaren revelou o MCL35M em sua base de Woking antes de sua estreia no asfalto, planejada para a mesma segunda de lançamento, onde terá sua primeira atividade na pista em Silverstone, quando a equipe realizou um dia de filmagem, funcionando como um shakedown para o novo carro. Veja um vídeo do lançamento do modelo.

Apesar do congelamento dos regulamentos técnicos entre 2020 e 2021, a McLaren foi forçada a fazer um número considerável de alterações em seu novo carro para acomodar a nova unidade da Mercedes, bem como os cortes de downforce impostos pelos regulamentos.

A equipe gastou seus dois tokens de desenvolvimento permitidos na parte traseira do carro para incorporar a nova unidade de força, mas continua confiante na luta pelo terceiro lugar no campeonato de construtores mais uma vez.

O novo carro MCL35M contém em grande parte a mesma pintura do ano passado, mantendo o laranja Papaia e azul que ficou mais claro e com maior destaque, embora com algumas mudanças sutis, de arco-íris anteriormente pintado no halo indo para a traseira do carro.

O envolvimento da Mercedes na nova parceria com a McLaren, devido à natureza do contrato, nenhuma marca da fabricante alemã será estampada na carenagem, mas com a designação ‘M’ adicionado ao nome anterior MCL35 ficando MCL35M.

A união da McLaren / Mercedes vem de longos anos. Anteriormente eram parceiras entre 1995 e 2009, antes da formação da própria equipe Mercedes para a temporada 2010, continuou como cliente da alemã até o fim de 2014, quando mudou para a Honda. Neste período de parceria McLaren-Mercedes produziram bons frutos, a equipe de Woking venceu três campeonatos de pilotos e um título de construtores, além de registrar a mais recente vitória da McLaren no GP do Brasil de 2012, vencido pelo também britânico Jenson Button.

Com muita esperança para a nova temporada que acabou de começar, a McLaren apresentou também seu novo integrante o australiano Daniel Ricciardo que fará parceria com o britânico Lando Norris. Na entrevista virtual Ricciardo destacou o fato de ser mais velho que o companheiro:
”É curioso porque eu sou o mais experiente em termos de F1, mas o Lando é o cara com mais vivência dentro da McLaren.”

“Então eu tenho o que aprender com ele em termos de integração com a equipe. Todo companheiro novo que você tem é uma chance de aprender – com a maneira como ele trabalha, com seu estilo de pilotagem, ou com ambos. Tenho muita confiança em mim mesmo, mas também tenho a mente aberta para aprender”, ponderou o australiano.

Já o CEO da McLaren, Zak Brow, afirmou na coletiva do lançamento do MCL35M que seria ingênuo acreditar que a equipe pode brigar por algo além do top-3 de construtores em 2021: ”Temos que lembrar que chegamos na última corrida em Abu Dhabi podendo acabar até em quinto lugar no campeonato, de tão próximo que o pelotão do meio estava”.

“Falar em lutar pelo campeonato seria pouco realista mesmo com nosso crescimento. Primeiro precisamos focar em diminuir a distância em relação à Mercedes, que deve seguir como a melhor equipe em 2021. As regras não mudaram de maneira significativa, então não acho que será um ano muito diferente em relação a 2020”, completou o dirigente norte-americano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close