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O Ford Maverick é muito conhecido no Brasil, principalmente pelos mais antigos. Nas décadas de 80 e 90 o cupê esportivo foi empurrado por um motor canadense de oito cilindros e fez muito sucesso, principalmente nas competições onde o modelo foi desenvolvido pelo preparador Luiz Antonio Greco, da Grecco competições, vencendo corridas e campeonatos do brasileiro de marcas.

Apesar do nome ser o mesmo do cupê esportivo, o novo Maverick é uma picape média abaixo da Ranger, na linha do Fiat Toro. O nome Maverick agora passou a ser usado nesta nova picape que acabou de ser revelada e será a picape de entrada nos Estados Unidos.

Para uma boa surpresa, o nome Maverick volata ao Brasil, agora como utilitário para competir com a líder em vendas, a picape Fiat Toro. Segundo informações, o Maverick poderá desembarcar por aqui ainda no segundo semestre deste ano, a depender da chegada de insumos, principalmente semicondutores.

Maverick é uma picape compacta na esteira da Ranger, mas com uma plataforma totalmente diferente. O Maverick é baseado em um chassi de tração dianteira monobloco, quase trinta centímetros mais curto do que a Cab Ranger e quase 32 polegadas mais curta do que a F-150 .

A versão de entrada XL já vem de fábrica com um motor 2.5 híbrido de tração dianteira combinando motor elétrico e gasolina, desenvolvendo 191 cavalos de potência. Na transmissão utiliza uma versão CVT com tração dianteira, usando suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira. O sistema promete ser bem econômico, fazendo cerca de 17 km/litro na cidade.

Aqueles que preferem mais desempenho há a versão equipada com o motor 2.0 Ecoboost turbo, de 253 cv, disponibilizando uma força de 38,3 kgfm, auxiliado por um câmbio automático de 8 velocidades. Quem assim preferir, esta configuração está apta a receber uma tração integral, acompanhada da troca da suspensão traseira por uma multi-link.

Nesta versão de entrada, a XL nos Estados Unidos, tem um pacote de equipamentos bem interessante, já vem com central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas, porém as rodas são de aço de 17 polegadas ar-condicionado manual, bancos de tecido e painel com tela de 4,2”.

Na versão XLT, a Maverick direciona este modelo para o trabalho com conforto e conectividade, mas o proprietário necessita de mais capacidade de carga na caçamba, no interior os porta-objetos são integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa da caçamba Esta versão vem ainda com rodas de liga leve de 17”, controle de cruzeiro, espelhos laterais com ajuste elétrico e outros.

Por fim, a versão Lariat é para clientes lifestyle, com banco do motorista com ajuste elétrico, painel com tela de 6,5”, rodas de 18”, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, vidro traseiro elétrico e mais.

Aqui no Brasil a ideia da Ford é entrar no mesmo seguimento do Fiat Toro. Nos detalhes, o Maverick que é produzida no México na mesma linha do irmão Bronco Sport, importado, já circula pelas nossas ruas. A nova caminhonete tem pontos positivos e negativos em relação a picape Toro. Na caçamba o Maverick leva uma pequena vantagem de 6 litros com seus 943, contra 937 da picape Toro e no peso a Ford tem a vantagem ínfima de 10 quilos com seus 680 kg contra os 670 kg da picape mineira, números que dariam uma vantagem pequena da picape americana, em relação a brasileira.

Porém no design o Maverick perde de longe com um projeto bem conservador e ultrapassado. Os preços da nova picape Maverick gira em torno de $ 19.995, com o dólar ao custo de hoje, data da publicação desta matéria, ficará mais de 110 mil reais, Nesse valor não estão contabilizados os impostos, que no Brasil são bem elevados, assim como a margem de lucro.

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