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Os sedãs de porte médio, que já foram as espécies dominantes de automóveis de passageiros no ecossistema dos EUA, estão começando a ser ameaçados com a ascensão dos SUVs e Crossovers. Depois do fiasco em 2010 com apenas 12.497 unidades vendidas, em 2012, com o lançamento do novo Passat baseado na plataforma do Audi A4, o sucesso chegou rápido com o carro tendo seu melhor resultado neste século em vendas com 117.023 exemplares comercializados.

A última placa de identificação a sair do mercado americano é o Volkswagen Passat, que de acordo com um executivo da VW, não identificado na reportagem do Wards Auto, “não será mais vendido aqui quando terminar o ciclo de vida da versão atual, atualizada em 2020, provavelmente em 2022”. Isso para dar lugar na linha de produção de modelos futuros, como os veículos elétricos, o crossover a bateria ID.4 na planta industrial de Chattanooga (Tennessee).

O atual Passat, atualizado este ano, foi apresentado pela primeira vez em 2012, divergindo do Passat vendido na Europa e em outros lugares. O modelo americano tornou-se mais espaçoso e também menos caro para o mercado dos EUA, sendo o primeiro modelo a ser produzido na nova linha de montagem no início das atividades da fábrica em Chattanooga.

O Passat tem uma longa história nos Estados Unidos. O original foi vendido aqui como Dasher, de tamanho médio, a partir de 1974, o primeiro VW com motor dianteiro e tração dianteira no mercado dos Estados Unidos, e oferecido como um hatchback de duas e quatro portas, bem como uma perua. O Passat de segunda geração foi vendido aqui como Quantum, a partir de 1982, com a mesma linha de estilos de carroceria.

A placa de identificação do Passat finalmente chegou com o carro de terceira geração em 1990. Esta versão mudou para uma plataforma Golf ampliada, enquanto os fundamentos do carro anterior tinham sido compartilhados com o Audi 80. O Passat estava disponível como um sedan e uma perua. A versão de quinta geração é o carro que realmente colocou o Passat no centro das atenções no mercado americano, com um estilo elegante sob a direção do design alemão Hartmut Warkuss e com uma qualidade evidente, colocou preocupações nos concorrentes, já que a plataforma foi compartilhada com o Audi A4.

Essa preocupação dos concorrentes começou a diminuir a partir de 2012 com o lançamento do atual Passat que recebeu duas atualizações, essa última agora em 2020 para em 2022 ser descontinuado e sair da lista de modelos da VW vendidos no mercado dos Estados Unidos. Se as previsões do executivo da marca de Wolfsburg se confirmar, podemos pensar que essa decisão é o início do fim do sedan Passat. E como aqui no Brasil a VW já não se importa mais com o modelo, para aqueles adeptos do Passat, podem guardar os seus que certamente se tornarão clássicos dos amantes do antigomobilismo.

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