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Segundo o portal Automotive Business, a montadora chinesa Great Wall, parceira da montadora alemã BMW, demonstrou interesse em montar carros no Brasil. Se as negociações se confirmarem a Great Wall se juntará a compatriota Cherry na cidade de Jacareí (SP) e produzirá os SUVs Tiggo3 e Tiggo5. Na reportagem do Automotive Business a empresa avalia comprar as instalações da Mercedes em Iracemápolis (SP), hoje desativadas depois que a montadora alemã encerrou a produção local. Na sexta-feira (18/06) a agência Bloomberg noticiou que a Great Wall mantém conversas com o grupo Daimler (dono da Mercedes) sobre a possível aquisição da unidade de Iracemápolis fechada em dezembro passado, onde a fabricante disse ter investido R$ 600 milhões entre 2016 e 2020 para montar os modelos Classe C e o Crossover GLA.

Outra opção é a instalação da Ford na cidade de Camaçari (BA), também desativada depois que a Ford passou a ser mera importadora no Brasil. Mas essas duas opções esbarram em politica de gestão e financeiras. No caso da instalação de Iracemápolis o entrave é político, já que a Great Wall tem parceira na china, com a concorrente Alemã BMW. E para piorar as negociações com a planta de Iracemápolis, o empresário chinês Li Shufu é o maior acionista do grupo alemão da estrela de prata. Somado a isso tem o fato de Shufu também ser controlador da marca sueca Volvo Cars que aqui é a marca importadora líder em vendas de modelos de luxo.

Já no caso da planta da Ford em Camaçari (BA), o entrave é financeiro. Neste caso a Great Wall foi procurada pelo governo baiano. Após a Ford anunciar em janeiro passado o fechamento de suas fábricas no Brasil, o governador Rui Costa (PT) criou um grupo de trabalho para atrair possíveis compradores para a fábrica de Camaçari e confirmou que fez contato com a embaixada da China no País para fomentar o interesse de montadoras chinesas. Mas neste caso as dificuldades esbarraram nas pretensões da chinesa, pois a planta de Camaçari é considerada grande e cara demais. O certo é que a Great Wall ainda não definiu qual estratégia de fabricação local adotará no Brasil, mas as vendas de veículos importados da China estão previstas para começar no início de 2022, inicialmente com o SUV médio Haval H6 que se candidata a estrear no Brasil.

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