Top Menu

Parafraseando a famosa frase “Elvis não Marreu”, conheça o sucessor do Passat . Primeiros detalhes do Volkswagen ID. Aero. O futuros sedan ID, mostra-nos o que podemos esperar do primeiro sedan elétrico da Volkswagen que com previsão de chegada em 2023.

Depois do hatchback, dos SUV e até do monovolume, a «família ID» prepara-se para receber novo um sedan. E o Volkswagen ID. Aero nos dá uma ideia exata daquilo que podemos esperar do futuro sucessor do Passat, na versão elétrica 50 anos depois de sua chegada ao mercado.

Ainda com o apelido de «pré-produção», a verdade é que o ID. Aero é o sucessor do Passat em versão elétrica cuja chegada está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

O primeiro destaque do ID. Aero — principalmente em relação aos restantes elétricos, da marca alemã com sede em Wolfsburg é a sua reduzida altura que, em associação com as suas linhas aerodinamicamente apuradas, resulta num dos melhores coeficiente aerodinâmico em 0,23.

Esta menor resistência à passagem do ar ajuda o ID. Aero a anunciar a maior autonomia proporcionada por qualquer um dos elementos da «família ID». Equipado com uma bateria de 77 kWh, o sedan promete percorrer até 620 km com uma carga completa.

Visualmente, o Volkswagen ID. Aero não esconde os «ares de família». À frente temos uma barra de iluminação que une os faróis e que apenas é interrompida pelo logótipo da Volkswagen. Já na traseira temos outra barra de iluminação, esta vermelha, que surge inserida numa máscara negra.

Ainda no campo da estética, o ID. Aero destaca-se pelo discreto lábio na traseira (com funções aerodinâmicas), pelas rodas de 22” com desenho de turbina e ainda pelas superfícies táteis e iluminadas que cumprem as funções de puxadores das portas.

Como em todos os elementos da «família ID», a plataforma MEB tem uma configuração de alongada distância entre-eixos e projeções de carroçaria curtas.

Isto resulta num interior muito amplo, algo que já se verifica no ID.3, cujo comprimento exterior é o mesmo do Golf mas que oferece quase o mesmo espaço interior do Passat, cuja distância entre-eixos é apenas 5 cm maior do que a do Golf.

A carroçaria de quatro portas deverá medir quase 5 metros, ou seja, será cerca de 10 cm mais comprida do que a do grandão Arteon substituto do Passat CC

Ainda não foi mostrada qualquer imagem do interior, mas há poucas dúvidas de que o topo da gama elétrica da Volkswagen irá representar um óbvio upgrade face ao que conhecemos nos restantes ID, apresentando materiais mais agradáveis e condizentes com o seu posicionamento na gama do construtor alemão e no próprio mercado.

Apesar de não terem sido divulgados quaisquer dados técnicos com exceção da capacidade da bateria, é de esperar que o modelo antecipado por este ID. Aero se apresente com variantes de tração traseira e às quatro rodas.

Também assegurado está o surgimento de uma versão mais potente com a designação GTX. Afinal de contas, a Volkswagen revelou que todos os modelos da «família ID» teriam uma variante GTX.

As três letras usadas no passado em certos mercados onde a VW vendeu o Golf GTX e o Scirocco GTX foram direcionadas para as versões esportivas de carros elétricos.

O novo “Passat elétrico” ID. Aero destinado aos mercados europeu e norte-americano será fabricado em Emden, na Alemanha, para poucos meses mais tarde, já na segunda metade de 2023 ser lançado ao consumidor. Pelas movimentações da Volks Brasil, onde o nome Passat criou uma verdadeira legião de fãs, é de se imaginar sua chegada já no início de 2024.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close