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O Volkswagen Taos, novo SUV médio premium, chegará no segundo trimestre deste ano, e ficará entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o irmão maior Tiguan importado do México. O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte – o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, os Estados Unidos e o Canadá.

Ideal para famílias, o porta-malas do Taos tem capacidade para 498 litros e a distância entre-eixos é de 2,68 metros, oferecendo mais espaço e conforto para os ocupantes. O SUV médio é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, ACC com função Stop&Go e AEB com detecção de pedestres. O Taos desenvolvido sobre a estratégia modular MQB, uma plataforma moderna e leve, o que significa que o SUV tem, na estrutura, materiais de qualidade e tecnologia, que ajudam a reduzir o peso total, resultando em economia com uma ótima relação peso/torque do segmento. Com isso o Taos se desloca de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h empurrado pelo motor 1.4 TSI 250 TSI que despeja nas rodas 150 cv à uma força de 25, 5 kgfm de torque.

O motor 1.4 TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do International Engine of the Year, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz o que há de mais avançado em motores de combustão interna: bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor). A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos, acompanhado de uma alavanca iluminada.

O propulsor trabalha em conjunto com o sistema start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo, economizando combustível. O motorista pode desligar a função no botão “touch” do sistema de infotainment VW Play. Lá também é possível gerenciar o modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light -iluminação ambiente com opção de 10 cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte ao interior do Taos.

Espaço: Outro grande benefício da estratégia modular MQB é o espaço interno privilegiado. Além do amplo porta-malas de 498 litros, há espaço de sobra para os cinco ocupantes. Um dos motivos é a combinação de entre-eixos longo (2.680 mm) e ótima largura (1.841 mm), acomodando três adultos no banco traseiro com conforto e segurança. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível, 51 litros.

O Taos, de acordo com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), é classificado como SUV. Considerando as combinações de ângulo de entrada (19°), ângulo de saída (26,3°) e ângulo de rampa (20,1°), além do vão livre do solo entre os eixos (246 mm). Tudo isso se traduz em um SUV perfeito para diferentes tipos de uso, sem raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. O conjunto de rodas de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18 reforçam o caráter de veículo utilitário esportivo

Tecnologia e Conectividade: No segmento de SUVs médios, o Taos também se destaca pela conectividade. O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, totalmente configurável, controlado pelo novo volante multifuncional da Volkswagen, ao lado, VW Play, novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil, com uma tela sensível ao toque de alta resolução. O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, só pra citar um.

Segurança e conforto: O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) – ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador, dando mais conforto e praticidade ao motorista. O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões. Dessa forma, a suspensão proporciona mais conforto e estabilidade em todas as condições de uso.

Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente -e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos.

Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, que, a partir de um radar frontal, identifica o risco de acidente ou atropelamento alertando o motorista. Caso não haja reação, o Taos freia automaticamente. Na traseira, o modelo possui câmera de ré e Detector de tráfego traseiro, o qual identifica movimentos atrás do veículo e pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.

Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções, entre elas o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento. O Taos possui também Detector de ponto cego. O sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento.

O Taos traz outros itens de segurança como Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão. Esse sistema atua em conjunto com o Controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisão.

O sistema Kessy é um item muito desejado pelos clientes. Basta estar com a chave presencial próxima à porta dianteira, no bolso da calça ou na bolsa, por exemplo, para que o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, além de autorizar a partida do motor por meio do botão no console. O Kessy ainda pode fechar os vidros e até o teto solar panorâmico.

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