Top Menu

No sábado (25/09), depois do treino classificatório o piloto inglês Lewis Hamilton era só tristeza e vergonha depois de ter destruído a frente de sua Mercedes com uma batida na entrada dos boxes. “Foi ridículo perder uma pole com uma batida na entrada do pit! Mas agora não há nada que se possa fazer a não ser me preparar para uma boa corrida amanhã”, comentou.

E foi o que o Hamilton fez: uma largada prudente, economizou não desgastando demasiadamente os pneus médios levando o jogo até a volta 27 das 53 da corrida, fez uma boa estratégia para troca de pneus nas últimas voltas com o início da chuva e venceu. Hamilton é o maior recordista de poles, pódios, pontos, títulos (9) e vitória com a conquista de sua centésima vitória na maior categoria do automobilismo do planeta. Recorde inimaginável até este domingo de corrida em Sochi.

Com a vitória, a quinta da temporada e com o concorrente Max Verstappen chegando em segundo, Lewis Hamilton reassumiu a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem sobre Verstappen.

Em segundo, ajudado pela chuva que caiu no circuito a cinco voltas do final, Max Verstappen, Red Bull, não titubeou, e foi o primeiro a colocar os pneus de chuva. Se beneficiou por um erro juvenil do piloto da McLaren Lando Norris, até então o líder da prova, com mais de 50 segundos de vantagem para o terceiro colocado.

Mas a juventude impediu que o piloto inglês da McLaren não enxergasse o perigo, desobedecendo a ordem do engenheiro de entrar no boxe para trocar os pneus de seco para os intermediários de chuva. Por conta de sua inexperiência, Norris viu tudo que conquistou no final de semana, depois do sonho de vencer pela primeira vez na F1, mas “acordar” e ver que tudo se desintegrou, perdendo uma corrida ganha, pódio certo e muitos pontos no campeonato. Por causa da chuva seu carro não andava em linha reta, derrapava e com isso caiu da liderança para um modesto sétimo lugar na corrida, restando ao jovem Norris interromper a coletiva para dar um abraço no vencedor Hamilton.

Completou a prova em terceiro o espanhol Carlos Sainz de Ferrari, seguido pelo australiano Daniel Ricciardo, McLaren, pelo finlandês Valtteri Bottas, Mercedes, Fernando Alonso, Alpine, o decepcionado Lando Norris, McLaren, o futuro aposentado kimi Raikkonen, Alfa Romeo e o mexicano Sergio Perez, Red Bull.

O ponto positivo da prova, além de ver o Verstappen largar em último e chegar em segundo, foi ver o britânico George Russell fazer uma prova excelente e levar sua modesta Williams na décima posição, marcando mais um pontinho para a equipe. Russell sairá da equipe no final da temporada, em direção a Mercedes de Toto Wolff para fazer dupla com o maior recordista da categoria, Lewis Hamilton.

Com a vitória, a quinta da temporada e com o concorrente Max Verstappen chegando em segundo, Lewis Hamilton reassumiu a liderança do campeonato com dois pontos de vantagem sobre Verstappen. A próxima corrida, a 16ª etapa, acontece na Turquia, dia 10 de outubro. Confira as classificações da corrida e do campeonato.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Lewis Hamilton, Mercedes
  2. Max Verstappen, RBR
  3. Carlos Sainz Jr., Ferrari
  4. Daniel Ricciardo, McLaren
  5. Valtteri Bottas, Mercedes
  6. Fernando Alonso, Alpine
  7. Lando Norris, McLaren
  8. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  9. Sergio Perez, RBR
  10. George Russell, Williams
  11. Lance Stroll, Aston Martin
  12. Sebastian Vettel, Aston Martin
  13. Pierre Gasly, AlphaTauri
  14. Esteban Ocon, Alpine
  15. Charles Leclerc, Ferrari
  16. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  17. Yuki Tsunoda, AlphaTauri
  18. Nikita Mazepin, Haas
  19. Nicholas Latifi, Williams
  20. Mick Schumacher, Haas

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Lewis Hamilton, 246,5 pontos
  2. Max Verstappen, 244,5 pontos
  3. Valtteri Bottas, 151 pontos
  4. Lando Norrism, 139 pontos
  5. Sergio Perez, 120 pontos
  6. Carlos Sainz Jr., 112,5 pontos
  7. Charles Leclerc, 104 pontos
  8. Daniel Ricciardo, 95 pontos
  9. Pierre Gasly, 66 pontos
  10. Fernando Alonso, 58 pontos
  11. Esteban Ocon, 45 pontos
  12. Sebastian Vettel, 35 pontos
  13. Lance Stroll, 24 pontos
  14. Yuki Tsunoda, 18 pontos
  15. George Russell, 16 pontos
  16. Nicholas Latifi, 7 pontos
  17. Kimi Raikkonen, 6 pontos
  18. Antonio Giovinazzi, 1 ponto
  19. Robert Kubica, —
  20. Nikita Mazepin, —

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES

  1. Mercedes, 397,5 pontos
  2. RBR, 364,5 pontos
  3. McLaren, 234 pontos
  4. Ferrari, 216,5 pontos
  5. Alpine, 103 pontos
  6. AlphaTauri, 84 pontos
  7. Aston Martin, 59 pontos
  8. Williams, 23 pontos
  9. Alfa Romeo, 7 pontos
  10. Haas, —

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close