Top Menu

Aos poucos, a Peugeot foi aumentando sua linha de modelos elétricos no Brasil. Com o lançamento do e-2008, somados ao hatch e-208 e o comercial e-Expert a Peugeot passa a ter o maior portfólio de carros elétricos no Brasil.

Com o e-2008 a marca passa a ter uma alternativa para quem quer um SUV ao invés do hatch e-208, já que o crossover tem preço sugerido de R$ 259.990, o que são R$ 40 mil a mais do que o compacto, se tornando no SUV de marcas tradicionais europeias mais acessível em nosso mercado.

Após o lançamento do e-208 e do e-Expert, chegou a vez do Peugeot e-2008 2023 desembarcar nas concessionárias de todo o país. Trata-se da segunda geração do carro, chegando somente na versão elétrica. Será uma alternativa para quem quer um SUV ao invés do hatch 208, visto que são modelos bem próximos. Custará apenas R$ 40 mil a mais do que o compacto e-208.

Enquanto a Stellantis ainda estuda sobre a possibilidade de produzir o SUV compacto elétrico na Argentina, o Peugeot e-2008 2023 vai servindo como opção para quem quer o utilitário.

Seu conjunto arquitetônico é a plataforma e-CMP modular, o mesmo do e-208 (e de outros elétricos com esta plataforma), em conjunto com o propulsor elétrico que entrega 50 KW equivalente a 136 cv com torque imediato de 26 kgfm. De acordo com a ficha técnica, esses números é o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h, para preservar a carga das baterias.

Em se tratando de baterias, o SUV e-2008 com o conjunto de 50 kWh, o que se traduz em uma autonomia de 345 km segundo o ciclo WLTP. Assim como no hatch, as baterias ficam posicionadas sob o assoalho, aproveitando que a plataforma e-CMP foi feita considerando este aspecto. Como todo carro europeu, tem uma tomada com plug CCS Tipo 2, aceitando carga rápida.

Na hora de recarregar, a Peugeot diz que é possível recuperar 80% da carga máxima em 30 minutos, ao usar uma estação ultrarrápida de 100 kW. Caso o carregador seja de 50 kW, o tempo necessário sobe para 53 minutos.

No caso de um wallbox de 22 kW ou 7,4 kW, uma carga leva 6 horas. É possível usar uma tomada 220V aterrada, porém você vai ter que esperar por cerca de 12 horas para chegar a uma carga entre 50 e 60% de capacidade.

Outros pontos positivo nesse SUV elétrico francês, o primeiro está na bateria, acomodada paralelamente ao assoalho, o porta-malas acomoda facilmente 434 litros, bem como a cabine espaçosa e sem qualquer comprometimento na habitabilidade interna , algo que não ocorre para os passageiros no banco traseiro do Nissan Leaf, por exemplo.

Segundo, está na forma de adquirir o SUV elétrico, vale ressaltar que o e-2008 se tornará o primeiro modelo da Peugeot no Brasil com a opção de assinatura, com mensalidades partindo de R$ 5.999. 

O e-2008 chega em configuração, única, GT, com um robusto pacote de assistentes de condução acompanhado de todos os equipamentos possíveis. Traz faróis full-LED com iluminação diurna, rodas de liga leve de 18”, painel de instrumentos digital, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, seis airbags, controles de estabilidade e tração, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico, teto solar panorâmico, iluminação ambiente em LED, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, e mais farois automático, que abixa a intensidade da luz, ao cruzar com veículos no sentido contrário.

Futuro SUV a combustão New Peugeot 2008:

Em nossas pesquisas, podemos afirmar com quase 100% de acerto que esse novo elétrico e-2008 antecipa o design do New 2008, desenvolvido na nova plataforma global, CMP modular. Após o lançamento do hatch new 208, em 2021, o próximo ano, poderá ser a vez do New 2008 SUV compacto a ser produzido em nossa região na planta industrial da Stellanis em Porto Real (RJ).

Em 2020, para se resguardar e já vislumbrando o lançamento futuro, a Peugeot tratou de registrar dois desenhos da carroceria do modelo junto ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Um desses desenhos (imagem acima), indica que o novo modelo compartilhará o design com dentes de sabre. Aliás, o design não chega a ser segredo para muita gente, já que o modelo já é vendido na Europa e ja foi tema de varios veículos de comunicação, entre esses, nós do DirigindoAutos, que substituiria o 2008 brasiliro. No entanto, vale destacar que o SUV terá as mesmas luzes de condução diurnas em LED do irmão 208, herdando do SUV médio 5008 o conjunto óptico traseiro, que se interliga na horizontal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close