Top Menu

O nome Forza é reconhecido no mundo das scooters como sinônimo de potência, sofisticação e alta tecnologia. Presente na linha Honda Global há mais de duas décadas. A mais recente versão chegará ao mercado brasileiro, equipada com o inédito motor de 330 cc para completar a gama do segmento das scooters da marca no país.

Foi através da Forza que a marca popularizou inúmeras tecnologias como a transmissão CVT com controle eletrônico S-Matic, a chave Smart-Key e a frenagem ABS. Paralelamente a estes dispositivos, a Forza trouxe ao segmento um design evoluído, onde o aspecto estético se fundiu com a praticidade de um vão sob o banco capaz de abrigar dois capacetes e o conforto de referência, seja no uso urbano como em rodovia.

Importada da Ásia, produzida na planta da marca na Tailândia, a versão da Forza trazida para o Brasil é a mais recente e se caracteriza pelo ganho de potência obtido através do aumento da capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. Mais importante do que o aumento de performance de tal atualização foi a elevação das curvas de potência e torque em conjunto, o que se traduziu em uma pilotagem muito mais confortável e segura, com o motor sempre pronto a oferecer a resposta exata ao comando do acelerador. Na parte ciclística, a Forza conta com suspensões estudadas para proporcionar eficiência e grande absorção das irregularidades da pavimentação.

A Forza 350 tem como ponto de partida de seu estilo o imponente para-brisas elétrico controlado por tecla no punho esquerdo. Com 180 mm de altura, foi concebido para oferecer excelente proteção e direcionar os fluxos aerodinâmicos, assim como reduzir o ruído do vento. A posição do para-brisas pode ser facilmente alterada oferecendo maior estabilidade e conforto na condução a alta velocidade e também para grandes distâncias. Em uso urbano o condutor pode baixar o para-brisa para usufruir de uma visibilidade mais adequada à utilização em cidade como para aumentar o fluxo de ar em dias quentes.

O espaço sob o assento tem capacidade para dois capacetes integrais e pode ser dividido para levar um só capacete e/ou o equipamento de chuva e pastas de tamanho A4. Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. Tal compartimento é dotado de porta USB-C.

Com iluminação em full LED na dianteira e traseira, a Forza 350 esbanjas outros sistemas, como a
Smart Key que controla o botão da ignição e a trava do compartimento sob o assento. Com a Smart Key no bolso do condutor, abertura do banco e acionamento de ignição são ativadas automaticamente, e travadas quando o condutor se afasta.

Os piscas dianteiros e traseiros da Forza 350 têm uma nova função de sinalização de frenagens de emergência por meio da tecnologia ESS (Emergency Stop Signal). Quando o modulador do ABS detecta uma frenagem súbita, os piscas de emergência acendem a alta velocidade para alertar os outros veículos.

O painel de instrumentos conta com um velocímetro e um conta-giros analógicos, com um mostrador digital ao centro que permite três opções de visualização: 1) hodômetro totalizador, autonomia restante e consumo instantâneo; 2) hodômetro parcial, consumo médio e cronômetro; 3) temperatura ambiente e tensão da bateria.

O motor 350 dotado com tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+), permite a nova Honda Forza 350 um excelente desempenho, tanto do ponto de vista ambiental como em termos de performance global graças à adoção de tecnologias de redução do atrito, peso e vibração do motor.

O pico de potência deste motor de comando de válvulas simples no cabeçote — SOHC — de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido é de 29,2 cv a 7.500 rpm, com um torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.

A embreagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para respostas rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia V-Belt.

Esse motor da Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control — HSTC, de controle de tração. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o torque do motor através do sistema de injeção, visando retomar a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser ligado e desligado através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador “T” no mostrador digital que pisca.

Ciclistica: construida sobre chassi com quadro tubular de aço, resistente e leve, é o grande responsável pela, (segundo a Honda), pela excepcional maneabilidade da Forza 350. A distância entre eixos é de 1.510 mm, o ângulo da coluna de direção de 26,5° e o trail tem 89 mm, medidas que se traduzem em uma geometria ágil que exalta a excelência da ciclística. O radiador colocado à frente do reservatório de combustível oferece excelente capacidade de arrefecimento; a bateria situada entre o tanque e o compartimento sob o assento contribui para a centralização das massas. O peso seco é de 176 kg.

A altura do assento em relação ao solo é de 780 mm e a posição de pilotagem é natural, favorecendo a visibilidade a toda a volta. A largura do guidão é de 755 mm, a carenagem tem 580 mm de largura quando os espelhos retrovisores estão posicionados a largura total atinge 860 mm; dimensões muito compactas em se tratando de uma scooter desta categoria, e que facilita a progressão no meio do trânsito das cidades.

A suspensão dianteira do tipo telescópico tem curso de 100 mm e é complementada pelo par de amortecedores traseiros — montados em braço oscilante de alumínio — que possuem 115 mm de curso e permitem 7 níveis de regulagem na pré-carga da mola.

A roda dianteira de 15 polegadas de alumínio fundido conta com um pneu 120/70-15 e a roda traseira, de 14 polegadas, um pneu 140/70-14,. Tais escolhas visaram oferecer o máximo conforto, desempenho e capacidade de tração. A frenagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás por outro disco de 240 mm, ambos com ABS.

Preço: A nova integrante do portfólio Honda, a scooter Forza 350 2022 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de agosto na cor cinza metálico e preço sugerido é de R$ 47.000,00 (base Distrito Federal). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close