Este propulsor foi desenvolvido em parceria com a Renault, o qual equipa alguns dos modelos da marca francesa na Europa, como o atual Duster e o Captur. Este propulsor 1.3 turbo francês instalado no crossover alemão GLB desenvolve 163 cv a 5.500 rpm e 25,5 kgfm de torque ajudado pela transmissão automatizada 7G-DCT de dupla embreagem e 7 marchas. De acordo com especulações, esse motor também chegará ao Brasil no segundo trimestre de 2021 equipando o SUV Captur brasileiro.

O Mercedes-Benz GLB 200 chega ao Brasil um ano depois do lançamento na Europa e em versão única — Launch Edition — com pré-venda iniciada em setembro último. O crossover, colocado por aqui pelos executivos da Mercedes como um SUV, é um compacto de sete lugares, que inicialmente chega com preço sugerido de R$ 299.900.

“O GLB 200 Launch Edition oferece toda tecnologia mais atual do portfólio da Mercedes-Benz. Atualmente, um em cada três modelos de automóveis da marca é um SUV. A demanda por esse tipo de veículo tem sido notável em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Esse automóvel é um dos veículos mais importantes do ano para a nossa marca, desenvolvido para superar todas as expectativas dentro desse segmento”, afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe.

A plataforma, chamada MFA2, é a mesma do GLA, já produzido no Brasil, mas por conta do Covid-19 teve sua produção interrompida na planta industrial da marca em Iracemápolis (SP). Para a produção do GLB, a plataforma sofreu alterações por conta de suas dimensões: 4,62 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,83 m de entre-eixos (são 10 cm a mais que o GLA). O tamanho extra é usado para aumentar o espaço na parte traseira, para abrigar os sete lugares.

Com generosas proporções, o novo GLB é um SUV versátil e um espaçoso veículo para a família, sendo o primeiro Mercedes-Benz neste segmento disponível com sete lugares. Os dois assentos na terceira fila podem ser usados por pessoas com até 1,68 metro de altura. No GLB as dimensões avantajadas com uma mescla de minivan com SUV, dão força ao design e as superfícies da carroceria valorizadas, e os vincos reduzidos e os encaixes precisos são os maiores destaques. A parte dianteira verticalizada apresenta ainda suas lanternas marcantes.

O design interior do GLB foi criado com atenção aos detalhes – o que é uma tradição da marca. O resultado é uma combinação entre conforto e utilidade para diversos estilos de vida. O modelo conta com um bom acabamento nos detalhes, criando uma atmosfera que convida os ocupantes do automóvel à descoberta das possibilidades criadas pelo veículo.

O cockpit é focado no uso do sistema multimídia MBUX, utilizando duas telas de 10,25”, uma para o infotainment e outra para o painel de instrumentos, funcionando por comandos de voz. Entre os equipamentos estão controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, carregador wireless para smartphones, porta-malas com abertura por movimento e teto solar panorâmico.

Detalhes de conforto na terceira fileira incluem dois porta-copos entre os bancos, assim como dois porta-objetos com interior emborrachado à esquerda e à direita da forração do compartimento de bagagem. Os bancos podem ser rebatidos de forma a ficarem nivelados com o assoalho do porta-malas, para ampliar a capacidade de bagagem. Além disso, a segunda fileira pode ser rebatida total ou parcialmente, na proporção 40:20:40.

Há ainda, sistema de segurança ativa e passiva, faróis de LED e faróis de neblina, que distribuem a luz com maior amplitude que os faróis principais, iluminando melhor as áreas periféricas. Sua posição baixa no para-choques dianteiro reduz o risco de provocar ofuscamento. Os sistemas de assistências trazem a última geração dessa tecnologia para o GLB: asssistente de distância DISTRONIC (controle de velocidade adaptativo), assistente de frenagem, assistente de manutenção e mudança de faixa, assistente de ponto cego, assistente de direção e o assistente ativo de estacionamento com sensores PARKTRONIC.

A suspensão do GLB tem na frente torres de suspensão McPherson e na traseira um eixo multilink com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional. Otimizando a eficiência e agilidade do motor, o GLB conta com a transmissão 7G-DCT de dupla embreagem, com sete velocidades. Ela se caracteriza pela rapidez nas trocas de marchas na aceleração e pode ser utilizada por meio dos shift paddles posicionados junto ao volante nos modos Eco, Comfort, Sport e Individual, que permite configurar os vários parâmetros de acordo com a necessidade do condutor.

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